Protocolo | Município e bombeiros do concelho 2022

06 Maio 2022

A autarquia de Montalegre renovou o protocolo, em vigor até ao fim deste ano, com as corporações de bombeiros do concelho: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salto. O investimento financia o seguinte: equipas de intervenção permanente; manutenção das equipas de emergência; apoio aos operacionais do DECIR (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais); apoio às atividades formativas; planos de intervenção e apoio técnico; apoio à aquisição de equipamentos de proteção individual e apoio às várias atividades levadas a cabo pelas associações humanitárias.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É a Proteção Civil a funcionar. É apoio ao emprego. É investimento na segurança das pessoas e dos seus bens. É investimento na defesa e proteção do ambiente, nomeadamente na floresta. Estamos perante gente que está sempre na "guerra", na luta, sempre a fazer a paz, a promover o bem. São investimentos nas pessoas e no território. Só podemos estar felizes de haver dois corpos de bombeiros, um no Alto e outro no Baixo Barroso, que se articulam muito bem entre si, que trabalham em cooperação e sem complexos.»

António Eduardo dos Santos | Presidente - Bombeiros de Montalegre
«Este protocolo tem uma importância crucial e fundamental para a sobrevivência dos bombeiros. A parceria mais importante que temos é com a Câmara Municipal. Em conjunto, estamos aqui para tentar resolver os problemas das pessoas. Nós não somos fãs da subsidiodependência, no entanto a responsabilidade da Proteção Civil cabe ao município daí que haja esta parceria fundamental. Estamos neste momento a formar uma escola de bombeiros. Este protocolo engloba, também, a parte da formação.»

Alberto Fernandes | Presidente - Bombeiros de Salto
«Este protocolo é essencial para os bombeiros. Sem este apoio, seria muito difícil a nossa associação conseguir realizar os seus objetivos. Temos uma área enorme no Baixo Barroso a qual temos que proteger. Seja no combate aos incêndios, seja no apoio aos doentes e idosos. Estamos satisfeitos com a Câmara Municipal.»

montalegre___protocolo__bombeiros_2022__2_
montalegre___protocolo__bombeiros_2022__4_