XV Carrilheiras de Barroso | Pitões das Júnias

21 Maio 2022

Uma centena de participantes percorreu o "Trilho Pastoreio", em Pitões das Júnias, integrado no primeiro dia das XV Carrilheiras de Barroso, evento promovido pelo município de Montalegre e Ecomuseu de Barroso. O trilho foi feito em três distâncias diferentes: 15,5km, 9km e 8 Km, todos eles com início e término no largo da aldeia. Um regresso que se saúda depois de um interregno de cinco anos. Falamos de um evento onde prevalece o puro contacto com a mãe natureza e onde os participantes podem desfrutar de percursos pedestres já implementados, contactar com a rica biodiversidade local e conhecer os usos e costumes das aldeias do território barrosão.

TRILHO DO PASTOREIO | PITÕES DAS JÚNIAS

Estamos perante um percurso pedestre de pequena rota, circular, que se desenvolve entre o Planalto da Mourela e os penedos agrestes da serra do Gerês. É percorrido em caminhos tradicionais, sendo grande parte do seu traçado em caminhos de pé-posto, com piso irregular, o que lhe confere alguma dificuldade. Tem o seu início e término junto ao painel informativo localizado no Largo do Eiró, bem no coração da aldeia de Pitões das Júnias, concelho de Montalegre.
Ao longo do percurso é possível percorrer a aldeia, visitar o Centro Interpretativo do Planalto da Mourela, o Mosteiro de Santa Maria das Júnias, o Miradouro da Cascata, as Caldeiras de Pereira, o Fojo do Lobo, as Choupanas dos pastores e a aldeia de São Vicente do Gerês, referenciada nas Inquisições Afonsinas em 1258 (Juriz). Para além destes pontos de interesse, ao longo do percurso, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), deparamo-nos com uma paisagem estonteante originada pelos magistrais picos da serra e os carvalhais seculares engalanados pelos líquenes e musgos verdejantes correspondente ao percurso escolhido. Este percurso está sinalizado nos dois sentidos, podendo ser realizado com três distâncias diferentes: 15,5km, 9km e 8 Km, todos eles com início e término no largo da aldeia, utilizando para isso a variante PR11.1
Parte do percurso coincide com a GR50 e o PR Pitões das Júnias (PNPG), proporcionando várias alternativas. O caminhante pode ainda visitar monumentos e construções comunitárias que em tempos serviram de apoio à atividade agrícola e pastoreio. Opte pelo percurso adequado à sua condição física. Sendo um percurso de montanha, em que o relevo acidentado e o tipo de piso irregular aumentam a dificuldade, é muito importante estar preparado fisicamente.

FICHA TÉCNICA

Nome do Percurso: Trilho do Pastoreio
Localização: Concelho de Montalegre
Freguesia: Pitões das Júnias