Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

XV Carrilheiras de Barroso | Pitões das Júnias

21 Maio 2022
Xv carrilheiras de barroso  17  1 1024 2500

Uma centena de participantes percorreu o "Trilho Pastoreio", em Pitões das Júnias, integrado no primeiro dia das XV Carrilheiras de Barroso, evento promovido pelo município de Montalegre e Ecomuseu de Barroso. O trilho foi feito em três distâncias diferentes: 15,5km, 9km e 8 Km, todos eles com início e término no largo da aldeia. Um regresso que se saúda depois de um interregno de cinco anos. Falamos de um evento onde prevalece o puro contacto com a mãe natureza e onde os participantes podem desfrutar de percursos pedestres já implementados, contactar com a rica biodiversidade local e conhecer os usos e costumes das aldeias do território barrosão.


TRILHO DO PASTOREIO | PITÕES DAS JÚNIAS

Estamos perante um percurso pedestre de pequena rota, circular, que se desenvolve entre o Planalto da Mourela e os penedos agrestes da serra do Gerês. É percorrido em caminhos tradicionais, sendo grande parte do seu traçado em caminhos de pé-posto, com piso irregular, o que lhe confere alguma dificuldade. Tem o seu início e término junto ao painel informativo localizado no Largo do Eiró, bem no coração da aldeia de Pitões das Júnias, concelho de Montalegre.
Ao longo do percurso é possível percorrer a aldeia, visitar o Centro Interpretativo do Planalto da Mourela, o Mosteiro de Santa Maria das Júnias, o Miradouro da Cascata, as Caldeiras de Pereira, o Fojo do Lobo, as Choupanas dos pastores e a aldeia de São Vicente do Gerês, referenciada nas Inquisições Afonsinas em 1258 (Juriz). Para além destes pontos de interesse, ao longo do percurso, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), deparamo-nos com uma paisagem estonteante originada pelos magistrais picos da serra e os carvalhais seculares engalanados pelos líquenes e musgos verdejantes correspondente ao percurso escolhido. Este percurso está sinalizado nos dois sentidos, podendo ser realizado com três distâncias diferentes: 15,5km, 9km e 8 Km, todos eles com início e término no largo da aldeia, utilizando para isso a variante PR11.1 
Parte do percurso coincide com a GR50 e o PR Pitões das Júnias (PNPG), proporcionando várias alternativas. O caminhante pode ainda visitar monumentos e construções comunitárias que em tempos serviram de apoio à atividade agrícola e pastoreio. Opte pelo percurso adequado à sua condição física. Sendo um percurso de montanha, em que o relevo acidentado e o tipo de piso irregular aumentam a dificuldade, é muito importante estar preparado fisicamente.

FICHA TÉCNICA

Nome do Percurso: Trilho do Pastoreio
Localização: Concelho de Montalegre
Freguesia: Pitões das Júnias
Tipo de Percurso: Circular
Âmbito do Percurso: Paisagístico e Cultural
Ponto de Partida e Chegada: Aldeia de Pitões das Júnias (Centro)
Distância do Percurso: 15,5Km
Duração Aproximada: 5/6 horas
Grau de Dificuldade: Médio/Alto
Fonte: Carta Militar de Portugal, folha n.º 18, 19, 32 1/25000

xv_carrilheiras_de_barroso__4_
xv_carrilheiras_de_barroso__3_
xv_carrilheiras_de_barroso__6_
xv_carrilheiras_de_barroso__7_
xv_carrilheiras_de_barroso__10_
xv_carrilheiras_de_barroso__11_
xv_carrilheiras_de_barroso__12_
xv_carrilheiras_de_barroso__13_
xv_carrilheiras_de_barroso__14_
xv_carrilheiras_de_barroso__16_
xv_carrilheiras_de_barroso__18_
xv_carrilheiras_de_barroso__19_
xv_carrilheiras_de_barroso__20_
xv_carrilheiras_de_barroso__24_
xv_carrilheiras_de_barroso__26_
xv_carrilheiras_de_barroso__27_
xv_carrilheiras_de_barroso__28_
xv_carrilheiras_de_barroso__31_
xv_carrilheiras_de_barroso__33_
xv_carrilheiras_de_barroso__35_
xv_carrilheiras_de_barroso__38_
xv_carrilheiras_de_barroso__39_
xv_carrilheiras_de_barroso__40_