Fumeiro | Nutrição e alimentação de suínos

23 Junho 2022

A Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã (APFTFB) e a Camara Municipal de Montalegre continuam a promover um conjunto de sessões de sensibilização para os produtores. A última sessão decorreu no Pavilhão Multiusos de Montalegre e, desta vez, o tema escolhido foi a nutrição e alimentação de suínos. A comunicação esteve a cargo de Divaldo Monteiro, professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). As necessidades nutricionais dos suínos; a influência da alimentação na qualidade da carne e a definição de planos alimentares foram alguns dos temas em destaque. Esta foi a quarta de oito sessões de sensibilização e capitação que visam transmitir aos produtores mais conhecimento e informação, contribuindo para a sua qualificação e fomentando a sua competitividade. Focando um conjunto de temas centrais, as ações pretendem, assim, disseminar boas práticas de produção e muni-los de importantes conhecimentos técnicos e métodos inovadores. O projeto "Fumeiro e Presunto de Montalegre - Qualificar, Diferenciar e Posicionar" junta cerca de 70 produtores, está em execução até 2023 e decorre de uma candidatura aprovada ao Sistema de Incentivos às Ações Coletivas, cofinanciados pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Em nome do município de Montalegre, marcou presença o vice-presidente David Teixeira que falou da importância de manter a tradição e o saber fazer tão genuíno de Montalegre em todo o processo, nomeadamente o hábito de alimentar os animais com produtos criados pelos produtores.

9w2a7217
9w2a7246