Concelho | Instalação da Rede RDFCI

27 Junho 2022

Foi instalada a denominada Rede de DFCI (Defesa da Floresta Contra Incêndios) em Montalegre. O objetivo desta ação teve por fim «proceder a abertura de rede secundária de faixas de gestão de combustível associadas a troços de rede viária florestal fundamental de acesso à rede primária de faixas de gestão de combustível, através de redução de carga combustível no concelho de Montalegre». Esta operação - ultrapassou os 60 mil euros - foi cofinanciada pelo Portugal 2020 através do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e pela União Europeia através dos Fundos de Coesão.

A área abrangida pelo projeto proposto nesta candidatura abrangeu as freguesias de Salto, Chã, U. F. Venda Nova e Pondras, U. F. Cambezes, Donões e Mourilhe e U. F. Montalegre e Padroso e inseriu-se numa área de 7.569 hectares de área florestal contínua, envolvendo as seguintes entidades gestoras das unidades baldias:
· Conselho Diretivo dos Baldios de Montalegre;
· Conselho Diretivo dos Baldios de Donões;
· Conselho Diretivo dos Baldios de Cambezes;
· Junta de Feguesia da Chã;
· União de Freguesias de Venda Nova e Pondras;
· Conselho Diretivo da Baldios de Tabuadela;
· Conselho Diretivo dos Baldios de Seara.

A área da candidatura localizou-se em duas zonas geográficas distintas, consoante o local onde se desenvolveram as ações:
Alto Barroso – Áreas referentes aos baldios de Donões, Cambezes, freguesia da Chã e União de Fregueusias de Montalegre e Padroso.
Baixo Barroso – Áreas referentes aos baldios da Seara, Tabuadela e União de Freguesias de Venda Nova e Pondras.

POSEUR_PT2020_FC_Bom