SusTEC Summer School | Vários membros do Governo presentes

29 Julho 2022

Montalegre testemunhou a sessão de encerramento da SusTEC Summer School - Sistemas Naturais do Barroso. Uma jornada que contou com a presença de vários membros do Governo, entre eles a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Recorde-se que a participação na escola de Verão em Sistemas Naturais do Barroso foi destinada a estudantes do ensino superior, interessados na investigação em áreas de montanha. Tratou-se de um marco de toda a estratégia de centro de investigação da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) com os 12 doc e três pós doc. Um conhecimento como base do desenvolvimento do futuro.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É sempre bom termos membros do Governo no concelho. Neste caso concreto, importante para terem a perceção de um grande projeto que alavanca todo o nosso desenvolvimento, com o envolvimento da ciência. É um projeto com o escopo do Património Agrícola Mundial e com o contributo da Câmara de Montalegre na intervenção urbanística que vai ser feita no Centro de Formação da Aldeia Nova. Esta "Escola de Verão" funcionou no território ao longo desta semana. Tem tudo para ser um projeto mobilizador, que ajude a fixar os jovens. É este o caminho que temos de trilhar.»

Elvira Fortunato | Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
«Vi este projeto de uma forma muito positiva. É extremamente importante nós valorizarmos o que de melhor temos no país. Aqui encontramos um território com uma especificidade muito própria. Temos de valorizar e proteger aquilo que há aqui. Isto tem de ser feito com pessoas. Temos que ter aqui mais pessoas e com mais qualificações. Daí ser importante a existência do IPB (Instituto Politécnico de Bragança) e todo o excelente trabalho que aqui tem sido feito, com a ajuda da Ciência e da Tecnologia.»

Ana Abrunhosa | Ministra da Coesão Territorial
«Estamos a falar de projetos onde há trabalho de conjunto dos autarcas da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso. Estão de acordo como são prioritários e tudo fizeram para encontrar os parceiros para, com conhecimento e ciência, valorizar as atividades das comunidades dos territórios. Aqui no Barroso, estamos a falar de práticas ancestrais, na valorização dos produtores. Importante é preservar estas comunidades e que sejam, cada vez mais, sustentáveis. A partir do momento em que nós temos os parceiros corretos, com uma boa estratégia e um bom plano de ação, este é o momento ideal para encaminhar os fundos europeus para alimentar e dar viabilidade a estes projetos que são uma referência para o nosso Interior.»

ENTREGA DE DIPLOMAS

O encerramento do curso de Verão da SusTEC Summer School culminou com a entrega de diplomas, na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, aos alunos participantes. Um ato que contou com as presenças de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial e Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

MUNICÍPIO PRESENTEIA MINISTRAS E SECRETÁRIA DE ESTADO

Finda a sessão de encerramento do curso de Verão da SusTEC Summer School - realizada na sede do Ecomuseu de Barroso - o município de Montalegre entregou, simbolicamente, algumas lembranças aos membros do Governo presentes: Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial; Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

COMITIVA

Elvira Fortunato - Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Ana Abrunhosa - Ministra da Coesão Territorial
Isabel Ferreira - Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

- Chegada da comitiva à sede do Ecomuseu de Barroso (Montalegre)
- Entrega dos diplomas aos participantes na SusTEC Summer School
- Lançamento das áreas temáticas dos docs e pós-docs
- Almoço de trabalho (ponto de situação do território como Património Agrícola Mundial)

Barroso - constituído pelos concelhos de Montalegre e Boticas - foi o primeiro território português a ser classificado como sítio "Globally Important Agricultural Heritage Systems (GIAHS)", sendo uma região associada às práticas agrícolas ancestrais e ímpares, muito ligadas aos princípios da ecologia, onde se pratica uma agricultura extensiva, em perfeita harmonia entre os sistemas ambientais, ciclos culturais, práticas agrícolas e o Homem, contribuíram para criar um património agrícola e paisagístico únicos. Nesse sentido, esta escola de Verão em Sistemas Naturais do Barroso pretende que os participantes sejam capazes de conhecer e compreender os sistemas biológicos do Barroso, nomeadamente os relacionados com o Sistema Agro-Silvo-Pastoril, adquirir conhecimentos acerca da importância e dinâmica dos sistemas biológicos do Barroso e desenvolver competências de socialização, trabalho em grupo, interpretação e discussão de dados científicos.
O sistema agro-silvo-pastoril do Barroso abrange dois municípios (Boticas e Montalegre) que, conjuntamente, ocupam 1.127,4 km2 e onde residem, segundo dados de 2019, 14.073 habitantes, o que corresponde a uma densidade populacional de 12,5 habitantes/km2. Na Europa, existem apenas três países com regiões reconhecidas como SIPAM: Portugal, Espanha (4 regiões) e Itália (2 regiões), o que representa uma forte evidência da exclusividade deste reconhecimento.

SUSTEC SUMMER SCHOOL - SISTEMAS NATURAIS DO BARROSO | PROGRAMA (25 A 29 JULHO 2022)

montalegre__sustec_summer_school_2022___3_
montalegre__sustec_summer_school_2022___5_