Castelo | Orquestra Jazz do Douro

04 Agosto 2022

A Orquestra de Jazz do Douro atuou no Castelo de Montalegre. Uma atuação inédita num espetáculo de qualidade superior inspirado nas grandes Big Bands do passado. A sessão - integrada no calendário cultural das Festas de Verão do Município de Montalegre - reuniu um público considerável na "sala de visitas" do concelho.

A Orquestra de Jazz do Douro, desde 2006, tem vindo a evoluir e para isso tem contado com vários workshops & Masterclasses sobre Jazz e improvisação. Os estágios de formação sobre Jazz, têm sido de trabalho intensivo para os seus músicos, na aprendizagem da linguagem do Jazz, e tem contado com nomes de peso da música nacional e internacional como Laurent Filipe, Marco Sannini, José Menezes, Filipe Melo, Pedro Moreira, Gonçalo Marques e Paulo Gomes.
A Orquestra de Jazz do Douro tem trabalhado de forma contínua com músicos e maestros com créditos firmados como Carlos Mendes, David Rodrigues, Carlos Taveira e Válter Osório Palma, na área de Jazz com Laurent Filipe, Marco Sannini, José Teixeira e Rui Teixeira. O atual maestro é Válter Osório Palma.
Orquestra de Jazz do Douro é uma formação inspirada nas grandes Big Bands do passado, e tem com referência as grandes Orquestras de Jazz da atualidade, promove continuamente a investigação, a formação e a divulgação na área do jazz instrumental e com vozes, apresenta reportórios com variáveis estéticas de várias épocas do jazz. Ao longo da sua existência já realizou inúmeras atuações, em vários municípios e teatros nacionais.
A sua formação conta com 21 músicos e maestro distribuídos por 4 naipes de instrumentos musicais: Saxofones (5); Trompetes (4); Trombones (4); Secção Rítmica (5) (guitarra, bateria, percussão, baixo ou contrabaixo e piano) e Vozes (3). A caraterização do reportório que tocou ao longo do seu percurso: música feita por compositores com experiência de música do mundo incluindo música portuguesa.

castelo_de_montalegre__orquestra_de_jazz_do_douro___4_
castelo_de_montalegre__orquestra_de_jazz_do_douro___6_