Arcos | Grupo americano visita concelho

05 Agosto 2022

O vice-presidente do município de Montalegre, David Teixeira, esteve na aldeia de Arcos, freguesia de Cervos, a dar as boas-vindas a um grupo que viajou dos Estados Unidos para visitar o nosso território. A iniciativa - promovida pela Associação Cultural e Recreativa de Arcos (ACRA) em parceria com duas jovens descendentes de Arcos nos EUA (Débora Monteiro e Elizabeth Allegreza) - está inserida no âmbito de um projeto designado "A day in a life of a villager", cujos objetivos passam por, alavancados no conceito de "turismo de experiência", dar a conhecer a rotina do povo, desde as atividades agrícolas às tradições culturais, permitindo aos participantes uma imersão total no ambiente rural de Barroso e participarem ativamente nas atividades planeadas para o dia. O autarca destacou a importância deste ato incentivando o grupo a voltar e a difundir a beleza e o potencial do concelho. Para a semana chega um outro conjunto de turistas americanos.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Isto que estamos a viver em Arcos é a presença viva daquilo que, durante muitos anos, o concelho desenvolveu, isto é, criar uma dinâmica num "museu vivo". Não há uma identidade que se possa conhecer ou afirmar se não houver este conjunto de dinâmicas locais. A associação local, integrando a população, quis convidar o município para dar as boas-vindas. É uma experiência boa. Um grupo organizado dos Estados Unidos que vem viver, sentir, saborear o território. Estamos perante uma experiência importante para criar fluxos turísticos.»

Débora Monteiro | Organização
«Fui criada por mais emigrantes. Vim aqui, pela primeira vez, com 14 anos e fiquei apaixonada pelo povo, pelo modo de viver e pela sua simplicidade. Foi uma alegria que nunca tinha sentido nos Estados Unidos. Voltei mais tarde, já com 28 anos. No entanto, estava sempre a pensar no regresso. Vim encontrar o que me lembrava. O povo é igual com a sua enorme hospitalidade. Comecei a vir com a minha colega Elizabeth Allegreza. Passamos a viajar todos os anos. Entretanto, nos Estados Unidos tivemos contactos com pessoas que queriam vir aqui. Em 2019, trouxemos um grupo pequeno. Adoraram. Pelo meio, tivemos a Covid-19. Este ano, voltamos. O interesse foi tanto que tivemos que fazer dois grupos. Este é o primeiro. O segundo chega para a semana. Espero que possamos continuar. Temos muitas ideias. Queremos compartilhar a beleza da nossa terra. Tenho um grande Amor pela nossa terra e pela gente.»

Sílvia Carneiro | Associação Cultural e Recreativa de Arcos (ACRA)
«Foi com enorme entusiasmo que a Associação Cultural e Recreativa de Arcos, em parceria com uma filha da nossa aldeia, abraçou esta iniciativa que consiste em trazer grupos de turistas à nossa aldeia, num âmbito do turismo de experiência, dando-lhes um testemunho do modo de viver das nossas gentes e da nossa cultura. É um projeto com enorme potencial que visa, a longo prazo, consolidar-se como uma alavanca de afirmação da nossa aldeia como ponto de atração turística, completando a oferta já existente no concelho. O feedback dos visitantes foi muito positivo, mostrando uma admiração pela nosso modo de vida e de fazer as coisas. A perspetiva é de regressarem.»

5 agosto | Primeiro grupo
08h00 – Receção e pequeno almoço tradicional
08h30 – Visita aos estábulos e ida com os pastores da aldeia para a serra
09h30 – Mata bicho