Apresentação do livro 'Nunca Pares'

08 Agosto 2022

Foi apresentado, nas instalações da Biblioteca Municipal de Montalegre, o livro "Nunca Pares" da autoria de Emanuel Mendes. Uma obra que aborda a magia de percorrer os caminhos de Santiago e de Fátima. Em representação do município de Montalegre, marcou presença a vereadora da educação, Fátima Fernandes.

Emanuel Mendes, de 41 anos, é lisboeta e ingressou na carreira militar aos 18 anos, enquanto voluntário na Marinha na especialidade de Fuzileiros, tendo realizado aqui o curso de formação de oficiais. Participou na missão de apoio à paz na Bósnia Herzegovina, regressando depois à Escola de Fuzileiros, onde permaneceu ligado à instrução até finda a sua carreira nas Forças Armadas, em dezembro de 2003. Em 2004, inicia o curso de formação de agentes da Polícia Marítima, prestando serviço em diversos comandos a nível nacional. Frequentou o mestrado em Ciências Farmacêuticas e, mais tarde, iniciou o curso de piloto de linha aérea de aviões e o de instrutor de voo em aviões. Atualmente, trabalha como piloto de linha aérea com especialização em Boeing 767. Em 2016, iniciou a descoberta dos Caminhos de Santiago, tendo inicialmente optado por percorrer o Caminho Central Português, a partir de Lisboa. Segundo o autor «há uma vida de conhecimento, aventuras e caminhos pela frente.»
Esta obra surge para descrever a experiência vivenciada pelo autor ao longo dos Caminhos de Santiago e de Fátima. Nos vários capítulos, o leitor vai encontrar uma breve abordagem histórica, a simbologia associada ao Caminho de Santiago, mas também descobrir o planeamento e os ensinamentos aprendidos e experiências trocadas nesta viagem espiritual.

livro__nunca_pares___1_
livro__nunca_pares___2_