Paredes | Inaugurado espaço de lazer 'Senhor dos Aflitos'

07 Agosto 2022

Foi com emoção que o presidente do município de Montalegre, Orlando Alves, inaugurou o espaço de lazer "Senhor dos Aflitos", pertença à aldeia de Paredes, freguesia de Salto. Banhado pela serra da Cabreira, o recinto sofreu uma série de melhoramentos. Um investimento que obteve o contributo da Câmara de Montalegre, Junta de Freguesia de Salto, Comissão de Baldios de Paredes e "Amigos da Corva".

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É um momento de emoção porque eu passei por aqui a minha infância. Estar aqui, no dia da festa, perante esta multidão, dá-me lembranças que são difíceis de conter. Este espaço que acaba de ser inaugurado, é um espaço de lazer, com categoria, como poucos existem em Portugal. Mesmo em dias quentes, corre sempre uma corrente de ar refrescante. Estamos perante a serra mais verde de Portugal. A serra da Cabreira está permanentemente verde. Não era por acaso que aqui se concentrava o gado das freguesias circundantes de Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Montalegre. Felizmente, por aqui, o gado ainda tem água em abundância e espaços com sombra. Dizer, também, que neste sítio o primeiro secretário-geral do partido africano da independência de Cabo Verde, Amílcar Cabral, fez por aqui o seu estágio. Nesse sentido, é um local carregado de simbolismo. A partir de agora passa a ficar muito valorizado. Ao lado da capela do Senhor dos Aflitos, havia uma aldeia medieval destruída pela Peste Negra. Podem ser ainda hoje observados vestígios das casas. Com isto, estamos perante um lugar para ser trabalhado e ser sequenciado por esta intervenção que acaba de ser feita.»

paredes__senhor_dos_aflitos_2022___2_
paredes__senhor_dos_aflitos_2022___1_