Teatro | 'Lugares Legados'(HOJE)

24 Setembro 2022

O espetáculo teatral agendado para esta tarde no Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, onde seria apresentado o projeto "Lugares Legados" foi adiado para hoje, dia 24 de setembro no Castelo de Montalegre, às 15h. Recorde-se que estamos a falar de uma performance teatral tendo por base as memórias e as vivências da Montalegre de outrora. Um espetáculo de teatro que visita essas mesmas tradições, baseada na história local e nos testemunhos de elementos da comunidade propostos pelo município. Esta performance é complementada com uma curta documental, resumindo parcelas desses mesmos testemunhos. Uma ação promovida pelo Ministério da Cultura, no âmbito do protocolo estabelecido através do programa Garantir Cultura, a que o município de Montalegre se associou.

"A relação das pessoas com o espaço a que chamam seu varia, muta, transforma-se.
O património que hoje nos recorda a história e a identidade de um local, foi em tempos espaço comum dos seus habitantes.
Seguindo o seu olhar e viajando pelas suas memórias, o espectador será convidado
a conhecer as relações perdidas entre o espaço e as suas gentes.
Partindo dos elementos identitários locais, do seu património edificado e dos testemunhos dos seus habitantes,
o Lugares Legados é um exercício de criação e construção artística, construindo-se a partir das memórias dos rostos e das pedras.
De uma forma lúdica, viajamos no espaço-tempo de forma a perpetuar e valorizar a memória material e imaterial
de realidades que já só existem no pensamento e na recordação de quem as viveu.
Como disse o poeta: mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
Já a memória perpetua-se enquanto a soubermos preservar."

LUGARES LEGADOS | CASTELO DE MONTALEGRE