Pitões das Júnias | Projeto “Ludamus Erasmus+”

03 Setembro 2022

A Associação Para o Desenvolvimento de Pitões das Júnias (APD Pitões) apresentou, na sede da junta de freguesia, o projeto Ludamus Erasmus+. Neste âmbito, "Entrudo Desafiadeiro" e "Lobos Te Comam" foram dois jogos desenvolvidos e que vão dar a conhecer, de forma pedagógica, o património natural e cultural da aldeia. Em nome do município de Montalegre, esteve a vereadora da educação, Fátima Fernandes.

LUDAMUS

Ludamus é uma associação que tem como missão desenvolver e renovar mecanismos e técnicas para a promoção do património cultural europeu entre a sociedade com o objetivo de capacitar trabalhadores/as de contextos sociais, culturais e institucionais diversos no aproveitamento das estratégias lúdicas. Nesse sentido, concebe a filosofia e as estratégias próprias da investigação social, a educação não formal, o desenho de jogos e técnicas de experiência de utilizador, como ativos inovadores na difusão do património cultural, como complemento às estratégias de proteção e exibição amplamente divulgadas.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Vereadora da educação da Câmara de Montalegre
«Estamos perante um projeto de importância maior. Dar os parabéns à Associação e à comunidade de Pitões das Júnias porque sabem congregar as pessoas e ter o foco naquilo que é importante, ou seja, trabalhar com as pessoas para as pessoas, criando sinergias, neste caso, com entidades parceiras também elas com grande importância. Ao ser associado o Carnaval, tão típico e com tantas manifestações culturais, revelamos um património imaterial de uma riqueza notável. Tem sido um trabalho exaustivo. Ficou o desafio de apresentar estes projetos ao Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz e implementá-los junto dos nossos alunos. Tenho a certeza que os projetos vão ser abraçados. A autarquia terá todo o carinho para a implementação destes projetos.»

Lúcia Jorge | Presidente da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias
«Foi um projeto que teve a participação de muita gente. Obrigou-nos a ter o máximo conhecimento sobre o que era o nosso Entrudo. Tivemos que ir ter com as pessoas, trabalhar em conjunto. Depois foi pensar a estratégia e a mecânica do jogo que consiste em dar a conhecer o nosso património ligado ao Entrudo. O projeto está disponível online. Há um site com o nome do projeto onde podemos encontrar todo o trabalho desenvolvido, toda a pesquisa realizada, a metodologia utilizada e os jogos em si onde podem ser descarregados gratuitamente.»

pitoes_das_junias___projeto_europeu__ludamus___1_
pitoes_das_junias___projeto_europeu__ludamus___2_