VI Transcávado BTT-GPS

02 Outubro 2022
Cartaz 2022 f 1 1024 2500

Apresentado em maio último em Montalegre, sai para a estrada, nos primeiros dois dias de outubro, a sexta edição do Transcávado, evento desportivo que volta a unir os municípios de Montalegre e Esposende. A 22 de setembro esta prova foi apresentada também em Esposende. 400 atletas já estão confirmados.

Nos dias 1 e 2 de outubro, 400 betetistas percorrem os trilhos que bordejam o rio Cávado, desde a serra do Larouco, em Montalegre, até à foz, em Esposende. A sexta edição ocorre após a paragem forçada pela pandemia, mantendo os propósitos de promover a prática desportiva, associada à divulgação turística do território.

Tendo os atletas profissionais João Benta (ciclismo) e João Ribeiro (canoagem) como padrinhos, o TransCávado deste ano segue o figurino das edições anteriores, dividindo-se entre as variantes Race e Slow Race.

“Este é o único evento que envolve todo o Vale do Cávado, ligando nove municípios (Montalegre, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Amares, Vila Verde, Braga, Barcelos e Esposende), pertencentes aos distritos de Braga e Vila Real, passando pelo Parque Nacional Peneda-Gerês e terminando no Parque Natural do Litoral Norte”, destacou o presidente do Conselho de Administração da Esposende 2000, empresa municipal responsável pelo evento.

Para o próximo ano está em desenvolvimento a adoção de uma “Magna Carta do Cávado”, aglutinadora dos aspetos patrimoniais naturais, culturais e gastronómicos que caraterizam esta região, tendo em atenção a educação ambiental e a biodiversidade como aspetos a relevar.
Também para o próximo ano está em estudo a realização das Caminhadas do Cávado, iniciativa que levará os caminheiros a percorrer o Caminho de S. Bento da Porta Aberta, prosseguindo até à nascente do rio Cávado. O trajeto será percorrido em sete etapas.

Para o vereador com a área funcional do Desporto no Município de Esposende, Rui Losa, “o TransCávado é um evento diferenciador que tem uma estratégia bem definida, promovendo a prática desportiva, associada à divulgação turística de toda esta região. Trata-se de um evento que, desde a primeira hora, foi pensado para unir toda a população que vive no Vale do Cávado”.

Contando com a colaboração do Município de Montalegre, nomeadamente com a marcação dos percursos, Albino Rebelo garantiu “estarem reunidas todas as condições para que a prova volte a ser um grande sucesso”.

VI TRANSCÁVADO BTT-GPS | VÍDEO PROMOCIONAL

NOTAS

Slow Race (1 e 2 outubro 2022)
Montalegre ➡️ Terras de Bouro 🔹 70 km