Concelho | Concurso - 'Natal Alegre' 2022 (Vencedores)

06 Janeiro 2023

Regressou da melhor forma o concurso "Natal Alegre", iniciativa promovida pelo município de Montalegre e Ecomuseu de Barroso onde foi desafiada a população do concelho a aderir ao concurso de decorações de Natal. O "público alvo" passou pelas habitações, montras e lojas comerciais e pelas associações locais. O objetivo desta ação visou «fomentar e impulsionar a criatividade, os valores de natal e envolvência comunitária, que simultaneamente constitui uma forte atração turística do concelho». Referir que face à legislação em vigor - que respeita o Plano de Poupança de Energia 2022-2023, aprovado e publicado pelo Conselho de Ministros, em setembro deste ano - a utilização da iluminação natalícia foi ajustada para o horário compreendido entre as 18h00 e as 24h00.

A época natalícia é marcada pelo espírito de solidariedade, alegria, amor, entreajuda, nostalgia, lembranças e afetos. O Município de Montalegre e o Ecomuseu de Barroso, dando continuidade a uma iniciativa que teve início no ano 2020, convidou moradores e comerciantes do concelho de Montalegre a decorar as suas habitações e espaços comerciais a rigor. Ficando a decoração das ruas responsabilidade do município. Esta ação promocional teve como objetivo fomentar e impulsionar a criatividade, os valores de natal e envolvência comunitária, que simultaneamente constitui uma forte atração turística do concelho.

- Premiar as mais belas decorações de Natal;
- Valorizar o território e a identidade cultural local;
- Estimular a criatividade e a participação.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA
O presente concurso abrange o concelho de Montalegre e as seguintes áreas:

Decoração de habitações
- As decorações a colocar nas habitações deverão ocupar as fachadas e os jardins;
- Os materiais utilizados na decoração não podem impedir o livre-trânsito nos passeios e/ou nas ruas, nem causar danos a terceiros.
Decoração de montras e lojas de comércio
- Os materiais utilizados na decoração de montras e fachadas comerciais não podem impedir o livre-trânsito nos passeios e/ou nas ruas, nem causar danos a terceiros.
Decoração Associações
- As decorações devem ser realizadas na zona envolvente da sede das associações;

CALENDÁRIO /CRONOGRAMA
1 a 5 de dezembro - Inscrições.
6 dezembro a 6 janeiro - Período de exposição.
6 dezembro a 5 janeiro - Período de votação do júri.
6 janeiro - Anúncio dos vencedores.

a) As inscrições são de caráter obrigatório e gratuito (1 a 5 de dezembro);
b) A inscrição é formalizada e efetivada após preenchimento e submissão do formulário de inscrição, disponibilizada no website oficial da Câmara Municipal de Montalegre (AQUI»»), para o seguinte correio eletrónico: [email protected] ou mediante preenchimento presencial no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes;
c) Os custos dos materiais utilizados e outras despesas associadas à decoração são total responsabilidade dos participantes.

REGULAMENTO

MEMÓRIA

2021. "Natal Alegre" (Concurso)
2020. "Natal Alegre" (Concurso)