Contra o Cancro | À partida vale tudo

16 Dezembro 2022

O município de Montalegre associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro. Recorde-se que em maio último, Montalegre conectou-se à terceira edição da Corrida Para a Vida, iniciativa solidária de combate contra o cancro. Sob o slogan "Contra o Cancro, à partida vale tudo", esta ação apelou a todos para se associarem através de uma inscrição prévia. O nosso município contribuiu na "Corrida para a Vida" através de uma caminhada onde cada participante fez o donativo que entendeu. O percurso, iniciado na Praça do Município, percorreu lugares como o "Parque do Rio Cávado", "Ponte de Donões", recinto do Senhor da Piedade e, de novo, "Parque do Cávado".

A doença oncológica está entre as principais causas de morte em Portugal e no Mundo. No nosso país, o cancro foi responsável por 25% dos óbitos em 2020 (28.393). Nos próximos anos, a incidência vai aumentar, o mesmo acontecendo com a mortalidade, assistindo-se igualmente a uma diminuição da sobrevivência com qualidade de vida. Reduzir a incidência dos cancros potencialmente evitáveis, melhorar a sobrevivência e a qualidade de vida dos doentes oncológicos e apoiar os sobreviventes, sem esquecer os cuidadores, são os principais objetivos da estratégia nacional de luta contra o cancro até 2030. Os seus objetivos são concretizados em função de quatro pilares: prevenção, deteção precoce, diagnóstico e tratamento e sobreviventes.

Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte
Departamento de Angariação de Fundos - Eventos