Obras | Concelho - PNPG

16 Dezembro 2022

A Câmara Municipal de Montalegre, com o apoio dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), realizou obras de melhoria ao longo do concelho em diversas áreas. Por exemplo, a PNPG - Porta do Parque Nacional da Peneda Geres de Montalegre/Ecomuseu de Barroso foi alvo de uma nova operação. Com esta, pretendeu-se reforçar as capacidades e os conteúdos apresentados no Ecomuseu de Barroso para destacar a biodiversidade e riqueza paisagística do PNPG, utilizando ferramentas multimédia com capacidade para inovar a informação disponibilizada e, deste modo, renovar as ações de sensibilização e educação ambiental.
A recuperação das Margens do Cávado foi uma procedimento eficaz de manutenção e melhoria dos habitats presentes nas galerias ripícolas e proporcionar condições para o aparecimento de uma maior biodiversidade em termos de flora e fauna.
Em relação às Áreas Degradadas/Saibreiras no PNPG, o objetivo foi minimizar os impactos negativos da situação de referência e permitir o aproveitamento do recurso mineral disponível de forma conciliada com a legislação vigente e com o compromisso da respetiva recuperação ambiental e paisagística.
Por ultimo, a preservação dos Carvalhais em Sezelhe e Pitões das Júnias, teve como base a melhoria dos bosques e povoamentos das folhosas autóctones, dado o seu valor como património natural e como recurso económico, outrora dinamizadores da economia rural. O resultado do investimento do município e dos FEEI aumentou a satisfação e qualidade de vida da população, desenvolveu diretamente o concelho, tornando-o mais eficaz, apelativo e funcional.
Estes investimentos foram financiados pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. A realização do vídeo anexo foi patrocinado pelo Portugal 2020, através do POAT - Programa Operacional Assistência Técnica e da União Europeia, através do FEDER.

POSEUR_PT2020_FC_Bom

CONCELHO | FUNDOS EUROPEUS - PNPG