XXXII Feira do Fumeiro | Apresentação

06 Janeiro 2023

Foi apresentada publicamente no Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão, vila de Salto, a 32.ª Feira do Fumeiro de Montalegre. A presidente do município de Montalegre, Fátima Fernandes, destacou a importância de um certame que alavanca a economia local e potencia a excelência dos produtos do território.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«Sem os produtores, nada disto existia. Souberam, ao longo dos séculos, manter a qualidade dos produtos e agora, modernamente, ter a sensibilidade para acompanhar os novos tempos. É um processo longo, rigoroso e que obedece ao mais estrito cumprimento das normas exigidas. Orgulhamo-nos de ser Património Agrícola Mundial. A Feira do Fumeiro terá cerca de 50 produtores, além da chamada "Feira Virtual" (Online). Com a plataforma aberta, temos registado um bom número de vendas. Além dos stands de venda do fumeiro, temos cerca de 20 produtores que vendem outros produtos como pão, mel e licores. Este ano, em matéria de saúde pública, não vamos ter restrições. Contudo, dentro do recinto da feira colocámos algumas modificações para permitir uma circulação mais fluída porque sabemos que isto ainda não acabou (Covid-19). Temos ainda a "Praça dos Sabores", um espaço de degustação onde vão estar associações e alguns privados. Tudo aquilo que for consumido dentro deste espaço tem de ser adquirido dentro da Feira do Fumeiro. Esperamos vender mais de 40 toneladas de fumeiro.»

Boaventura Moura | Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã
«Obrigado pela presença da comunicação social. É muito importante estarem presentes no sentido de divulgarem a qualidade dos nossos produtos. Com o vosso trabalho, o nosso produto tem mais sucesso. Tenho a certeza que vamos ter mais uma grande Feira do Fumeiro. Com a pandemia mais afastada, temos todas as condições para voltarmos a ter uma boa feira. Convido toda a gente a visitar Montalegre. Podemos adquirir o produto pela Internet mas não é a mesma coisa. Estar presente é diferente. É uma festa!»

FEIRA DO FUMEIRO | DADOS

- Número de suínos inscritos: 450
- Número de expositores: 43
- Produtos: presunto; alheira; chouriça de carne; salpicão; chouriço de abóbora; sangueira; farinheira; pá; barriga; orelheira e outras carnes fumadas