Salto | Ecomuseu lança projeto 'Arquivo > Futuro'

23 Fevereiro 2023

O Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão (Salto) faculta à comunidade, a partir do próximo 23 de fevereiro, um novo serviço cultural. Trata-se do projeto Arquivo > Futuro que visa a disponibilização gratuita de um serviço de digitalização de fotografias antigas, com a possibilidade facultativa de cedência de cópia digital ao Ecomuseu de Barroso.

«A preservação da memória coletiva de Barroso constitui um dos pilares da criação do projeto do Ecomuseu de Barroso. Conceitos como autenticidade, identidade, memória e representatividade apresentam-se, ainda hoje, como fundamentais para a valorização histórica de uma comunidade, que neles vê o ancoradouro para a sua afirmação cultural, económica, turística e patrimonial.
O Ecomuseu, como espaço aberto de encontro, partilha, criação e fruição deve ter um papel proativo nas dinâmicas culturais da comunidade onde se insere. Deste trabalho depende, em grande medida, a sua relevância social e a consequente definição do seu papel na comunidade.
Como espaço museológico de referência do Baixo Barroso, o polo de Salto do Ecomuseu de Barroso, pretende cimentar a sua posição como espaço agregador de memórias e práticas relacionadas não apenas com as suas coleções de artefactos, mas também com o próprio território.
Esta articulação entre interior/exterior, cuja essência complementar é por nós reconhecida e incentivada, tem expressão na prática fotográfica. Desta continuidade emerge o complexo, diversificado e incontestado valor imagético e documental da fotografia, como instrumento privilegiado e unificador de investigação, inspiração e modelo de futuras exposições e demais manifestações artístico-narrativas de valorização sociocultural do território.
Atendendo ao facto das coleções fotográficas representarem, no universo do acervo do Ecomuseu Barroso, um percentagem residual comparativamente a outras tipologias de coleções, é para nós de primordial importância promover a preservação e a salvaguarda do espólio fotográfico atualmente disseminado pelo comunidade. Desta forma cumprimos com a função de repositório cultural e identitário de uma parte de Barroso, ao mesmo tempo que a instituição Ecomuseu de Barroso assegurará um serviço original à comunidade que, aliás, é-nos amiúde solicitado»

. Preservar a memória coletiva do território;
. Construir um acervo fotográfico representativo das narrativas socioculturais do Baixo Barroso;
. Reforçar as valências museológicas do Ecomuseu de Barroso, mediante o enriquecimento das suas coleções;
. Incentivar a participação cívica.

IMPLEMENTAÇÃO

Em termos genéricos, a organização temática das coleções irá obedecer às seguintes tipologias:
. Festividades cíclicas (procissões, romarias, festas de natureza civil ou religiosa);
. Celebrações particulares (casamentos, batizados, aniversários);
. Tarefas agropastoris (malhadas, cegadas, matanças do porco);
. Vida privada;
. Paisagem e Património Natural;
. Património Arquitetónico e Arqueológico;
. Eventos sociais e vida pública.