Relatório da campanha de identificação dos suínos para a Feira do Fumeiro 2006

20 Abril 2005
Mais produtores inscritos e mais animais identificados
Campanha de Identificação dos suínos
para a Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso 2006,
(comparação com a campanha de 2004 e 2003)

N.º de Produtores Inscritos
130
135
138
N.º de suínos Identificados
999
1041
1060
N.º Suínos/Produtor (média)
Produtores inscritos pela 1ª Vez

5
12
Desistências

19
9

O número de Produtores inscritos tem-se mantido estável com uma ligeira tendência a subir, tal como o número de suínos identificados, ficando-se a dever ao sucesso, em termos de transacção de fumeiro que se tem verificado todos os anos na Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso. De referir que este ano inscreveram-se pela primeira vez 19 novos produtores, todos de idade jovem, e com projectos para o futuro, tendo estes logo contactado a Associação de Produtores de Fumeiro, demonstrando interesse em apostar no licenciamento da actividade (Cozinhas Tradicionais).
O numero de desistentes este ano foi mais baixo que no transacto, em parte devido ao sucesso que teve a venda de presunto desossado na ultima edição da Feira, sendo assim uma boa alternativa para a venda de presuntos de animais adultos

O processo de Identificação, assenta na aplicação de um brinco por animal, cujo brinco é numerado, ficando o numero total de suínos e respectivo numero do brinco registados numa ficha individual por produtor, que tem como objectivo verificar-se se na altura dos abates a origem dos suínos. Permite também controlar no tempo o número de suínos por produtor, evitando-se oportunismos fraudulentos. Estão previstas para o ano corrente, fiscalizações aos produtores, por parte de uma comissão de fiscalização constituída pela Associação, ou até pelo próprio técnico, acompanhado pelo médico veterinário municipal com vista ao apuramento do número de suínos por produtor, o tipo de alimentação ministrada e até condições higieno-sanitarias e bem-estar animal das explorações em questão; com o objectivo de garantir a idoneidade do sistema de exploração semi-extensivo do Barroso de produção de suínos, com vista a produção de uma carne diferente, melhor do que a que é produzida em sistema intensivo, vulgarmente chamadas de pocilgas industriais, produzindo-se assim a matéria-prima por excelência para o fabrico artesanal do fumeiro Barrosão, que continua a ser cada vez mais motivo de atracção para muitas dezenas de milhares de visitantes todos os anos, com os benefícios que todos sabemos trazem a esta terra.

Cabe a Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, agradecer muito encarecidamente a Presidência da Câmara Municipal de Montalegre, por ter disponibilizado uma viatura e meios humanos que ajudaram na campanha de identificação dos suínos, e também ao senhor encarregado geral José António Alves, pela sua colaboração. A todos, muito obrigado.

Fernando Miguel Fernandes Gonçalves Pereira, técnico da Associação de Produtores

Relatório da campanha de identificação dos suínos para a Feira do Fumeiro 2006