Fumeiro de Montalegre | 8.ª Sessão de Capacitação

09 Fevereiro 2023

A presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fátima Fernandes, procedeu à abertura da oitava e última sessão de capacitação no âmbito do projeto "Fumeiro e Presunto de Montalegre - Qualificar, Diferenciar e Posicionar". A autarca voltou a apelar para a importância de investir mais na fileira do fumeiro. A sessão abordou o processo de "Cura e Secagem do Presunto", bem como os equipamentos disponíveis no mercado.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«A Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã tem feito um trabalho notável ao longo destes anos. Atendendo à modernidade dos tempos e às exigências da nova legislação, soube estar ao lado dos produtores. Estas formações são fundamentais. O presunto, a parte mais nobre do porco, com dois anos tem um incremento de valor significativo. Esta última Feira do Fumeiro mostrou que os produtores têm de produzir mais. Ficou aqui dito que a secagem artificial do presunto mantem a qualidade e pode ser utilizada. A Câmara de Montalegre está a avaliar e a estudar maneiras de ajudar os produtores neste âmbito. Juntamente com o Presidente da Associação dos Produtores de Fumeiro, iremos realizar algumas visitas e analisar de que modo é que poderia uma sala de secagem do presunto ser implementada em Montalegre. Se tem ou não interesse. Tudo para que continuemos a apoiar os nossos produtores. A Feira o Fumeiro é um grande investimento do município, mas que tem retorno para as famílias e para o território.»

fumeiro_de_montalegre__8_sessao_de_capacitacao___1_
fumeiro_de_montalegre__8_sessao_de_capacitacao___4_