Presidente | Reunião com agentes florestais

09 Fevereiro 2023

Fátima Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, reuniu no auditório da Biblioteca Municipal com vários agentes relacionados com a temática florestal onde foi abordado o Mecanismo de Apoio à Realização de Queimadas (MARQ). Neste encontro, foi garantido apoio aos baldios e juntas de freguesia na realização de fogo controlado a pedido dos pastores. A ideia é renovar pastagens de forma controlada bem como a defesa de pessoas e bens. Recorde-se que o concelho de Montalegre apresenta um alto número de ignições registadas ao longo dos últimos anos. Um "cartão vermelho" que urge combater o mais rápido possível, facto sublinhado nesta reunião.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«Esta reunião proposta pelo ICNF, para a implementação do MARQ, é fundamental. Este mecanismo é de suma importância porque, tradicionalmente, sabemos bem que os nossos pastores nesta altura do ano realizam queimadas para renovação do pasto. Contudo, o que muitas vezes acontece é que aquilo que no início seria um fogo controlado, rapidamente fica descontrolado. Este mecanismo vai dar resposta a estes problemas. Acautela também os "corredores ecológicos". Com as parcelas identificadas, faz-se a renovação devida. As nossas corporações de bombeiros são os parceiros essenciais para a realização destas queimadas. Dar nota aos nossos agricultores que realizar uma queimada que depois se transforme num incêndio rural ou florestal, é punido por lei que pode dar origem ao pagamento de uma coima significativa. Para evitar estes dissabores, há este mecanismo que está colocado à disposição de forma gratuita.»

Ricardo Saldanha | Chefe de Núcleo da Sub-Região do Alto Tâmega do ICNF
«As conclusões foram unânimes em considerar que o mecanismo MARQ é parte importante para reduzir o número de ocorrências registadas no concelho de Montalegre. É um número fora do normal e que não pode acontecer. As entidades estão colaborativas para conseguir executar o máximo de hectares (186) solicitados pelos pastores nas reuniões que temos tido com eles. Este é um processo que está a ser executado no território desde 2020. Iremos avaliar o que fizemos.»

ENTIDADES PRESENTES

- Município de Montalegre
- Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)
- Polícia Judiciária