Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Montalegre acolheu Conselho Nacional da LBP

25 Março 2023

Realizou-se no Pavilhão Multiusos, o Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). O evento, apoiado pelo município de Montalegre e pelas corporações de bombeiros do concelho (Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre e Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Salto), foi organizado pelo Conselho Executivo da LBP. Este encontro debateu, entre outros pontos, o Relatório e Contas de 2022, o balanço do XXII Congresso Extraordinário, a discussão e aprovação do Anexo B da Moção Estratégica Global, aprovada no Congresso, que diz respeito às alterações ao Acordo de Cooperação INEM, LBP e ANEPC, a participação dos bombeiros na Jornada Mundial da Juventude e as iniciativas programada para maio, mês do bombeiro. Em representação da Câmara Municipal, esteve o vereador da Juventude e Desporto, Jorge Fidalgo.


Referir que este órgão é responsável pela atividade da Liga de Bombeiros Portugueses entre Congressos, onde tem acento o Presidente da Mesa de Congressos, o Conselho Executivo da LBP, o Conselho Fiscal e o Conselho jurisdicional e ainda representantes das Federações de Bombeiros de todo Portugal Continental e das Regiões Autónomas. Após o congresso realizado em Gondomar, este Conselho Nacional revestiu-se de grande importância na implementação da moção estratégica, aprovada em congresso, e que ditou os passos a seguir pela Confederação de Bombeiros.


TEM A PALAVRA

Jorge Fidalgo | Câmara de Montalegre - Vereador da Juventude e Desporto
«Agradeço o facto de terem escolhido Montalegre para a realização desta reunião e, reconhecer a todos, a viagem e o esforço que fizeram para cá chegar, mas, entendam, é o mesmo que fazemos para vos visitar e muitas vezes para nos fazermos ouvir e lembrar o Interior do país. Ser bombeiro não está, de facto, ao alcance de todos, nem é algo que se conquiste. Ser bombeiro, acredito, é antes de tudo uma vocação e um estilo de vida sejam eles bombeiros com farda, a quem reconhecemos todos os méritos, mas também os "bombeiros sem farda", ou seja, todos os dirigentes, que voluntariamente se dedicam a esta tão nobre causa e que cumpre igualmente reconhecer. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salto são desde longa data o garante da nossa tranquilidade. A missão dos autarcas é facilitada por contar com estas instituições e com o seu papel insubstituível quer em toda a dimensão do socorro quer no seu papel humanitário. Nesse sentido, e porque o município de Montalegre vê nas duas associações de bombeiros dois dos seus parceiros mais privilegiados, mantemos uma relação próxima, de diálogo permanente e cooperação mútua, que ao longo dos anos nos tem permitido, em conjunto, responder às necessidades da população e da nossa segurança coletiva, mas, também, das associações e dos bombeiros. Prova disso, é o protocolo de cooperação que temos para o financiamento das duas associações, que contempla quatro equipas de intervenção permanente, que apoia as atividades das associações desde o socorro, à formação e aos equipamentos. Constituímos, também, um Regulamento Municipal de Apoio aos Bombeiros Voluntários, que se traduz num conjunto de incentivos que o município pretende dar aos bombeiros, para reconhecer o seu trabalho, mas também um incentivo à captação de novos Bombeiros para que possam ver, nestas carreiras, um caminho de futuro. Apoiamos ainda, no âmbito do Dispositivo de Combate a Incêndios Rurais, a constituição das equipas com um complemento aos Bombeiros Voluntários para fazer face às suas despesas e para reconhecer, porque nunca é demais, a bravura de quem se dedica ao combate do flagelo dos incêndios rurais, onde Montalegre continua a figurar na lista de municípios com mais área ardida e número de ignições. Além disso, somam-se apoios extraordinários, que fomos dando ao longo dos tempos, mas que genericamente se traduzem em dois grandes vetores: o reconhecimento pelo papel dos bombeiros e a certeza inequívoca que, todos os investimentos feitos com estas associações, é um investimento direto na defesa, segurança e bem-estar das nossas populações.»

montalegre__conselho_nacional_da_liga_portuguesa_dos_bombeiros_portugueses___1_
montalegre__conselho_nacional_da_liga_portuguesa_dos_bombeiros_portugueses___2_
montalegre__conselho_nacional_da_liga_portuguesa_dos_bombeiros_portugueses___4_
montalegre__conselho_nacional_da_liga_portuguesa_dos_bombeiros_portugueses___5_
montalegre__conselho_nacional_da_liga_portuguesa_dos_bombeiros_portugueses___6_
montalegre__conselho_nacional_da_liga_portuguesa_dos_bombeiros_portugueses___8_
montalegre__conselho_nacional_da_liga_portuguesa_dos_bombeiros_portugueses___9_
montalegre__conselho_nacional_da_liga_portuguesa_dos_bombeiros_portugueses___10_
montalegre__conselho_nacional_da_liga_portuguesa_dos_bombeiros_portugueses___11_
montalegre__conselho_nacional_da_liga_portuguesa_dos_bombeiros_portugueses___12_
montalegre__conselho_nacional_da_liga_portuguesa_dos_bombeiros_portugueses___14_
montalegre__conselho_nacional_da_liga_portuguesa_dos_bombeiros_portugueses___17_
montalegre__conselho_nacional_da_liga_portuguesa_dos_bombeiros_portugueses___18_