Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Fórum | “Turismo, Sustentabilidade e Crescimento do Interior”

27 Março 2023

Decorreu no Casino das Pedras Salgadas, um fórum subordinado ao tema "Turismo, Sustentabilidade e Crescimento do Interior". Um evento que contou com um painel variado de oradores e que ficou marcado, entre outras considerações, pela atribuição do título de Embaixador do Alto Tâmega e Barroso ao padre Fontes. O município de Montalegre marcou presença através da presidente Fátima Fernandes. De recordar que esta iniciativa surgiu no âmbito do projeto "Alto Tâmega - Turismo 4.0", por forma a apresentar os resultados atingidos com este projeto, tendo ainda sido palco para a partilha da evolução das tendências do turismo no Interior do País, nomeadamente, o trabalho que foi desenvolvido no Alto Tâmega e Barroso, nas outras CIM´s e quais as perspetivas futuras. Pode recordar a sessão neste link.


Fórum - Turismo, Sustentabilidade e Crescimento do Interior (27 março 2023) Programa


Entre as várias considerações registadas neste fórum, foi dito que o Alto Tâmega e Barroso ultrapassou as 300 mil dormidas em alojamentos turísticos em 2022, mais cerca de 40% do que no ano anterior. As palavras foram anunciadas pelo presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP). Luís Pedro Martins disse ainda que estamos perante «uma região que está a crescer e bem, os números assim o indicam. Depois de 2019, um bom ano para o turismo neste território do Norte do distrito de Vila Real, com 273 mil dormidas, houve uma quebra em 2020 devido à pandemia de covid-19 e a recuperação começou em 2021 (219 mil dormidas). O responsável destacou ainda que a estratégia delineada pela Turismo do Porto e Norte, de promoção da região «como um todo« e que privilegia os territórios que era «menos promovidos«, «está a dar resultado».

TRABALHO EM REDE

Luís Pedro Martins sublinhou o trabalho desenvolvido no terreno pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), que agrega os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar e pelas empresas: «temos uma grande diversidade de produtos e, aqui, acabamos por ter uma vantagem competitiva porque o que não falta, de facto, é oferta». Como exemplo, apontou a Estrada Nacional 2 (EN2) que tem o quilómetro zero em Chaves, e percorre o país até Faro, o termalismo, os caminhos de Santiago, a gastronomia ou a natureza.

2022: MELHOR ANO DE SEMPRE

Por sua vez, Ramiro Gonçalves, primeiro secretário executivo da CIMAT, classificou 2022 como «o melhor de sempre para o turismo no Alto Tâmega». O responsável disse que o território atrai turistas e atrai também novos investimentos, salientando que a região tem «muito próximo de 3.000 camas» e que «há mais estabelecimentos hoteleiros a surgir». Ramiro Gonçalves disse que, atualmente, a estadia média no Alto Tâmega e Barroso é «1,8 noites para os nacionais e 1,9 para os estrangeiros«, e que o objetivo é «chegar às 2,2 noites». Nesse encalço, frisou: «se isso acontecer podemos estar a falar de cerca de 30 milhões de euros para o território anuais em termos de presença de pessoas».
Refira-se que este fórum foi promovido pela CIMAT, em conjunto com a Aquavalor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água e – Associação Empresarial do Corgo (AECorgo).


FÓRUM | "TURISMO, SUSTENTABILIDADE E CRESCIMENTO DO INTERIOR"
Opinião - Fátima Fernandes (Presidente da Câmara de Montalegre)

FÓRUM | "TURISMO, SUSTENTABILIDADE E CRESCIMENTO DO INTERIOR"