Candidaturas | Explorações Agrícolas | Até 30 maio

30 Maio 2023

Até fim de maio estão abertas as candidaturas à denominada "Operação 3.2.2 - Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas | Projetos-piloto no âmbito do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais". Esta operação visa a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção, com reflexo no desempenho das explorações agrícolas, mediante a realização de investimentos materiais de pequena dimensão. O prazo de submissão das candidaturas decorre até às 17h00 de 30 maio. As candidaturas terão de ter um investimento elegível igual ou superior a 1.000,00€ (mil euros) e inferior ou igual a 50.000,00€ (cinquenta mil euros). Informações adicionais na COOPBARROSO – Cooperativa Agrícola do Barroso e associações locais de apoio à agricultura.

- Melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores;
- Diversificação do perfil produtivo dos territórios rurais e valorização social e económica das
atividades associadas aos recursos endógenos;
- Contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas do setor agrícola;
- Promoção do pastoreio extensivo, com valorização e manutenção das raças autóctones,
visando em particular o controlo de matos;
- Recuperação de terras agrícolas ocupadas por matos;
- Melhoria das instalações agrícolas e de refúgio e demais infraestruturas como cercas,
acessos e bebedouros;
- Recuperação de reservas de água nas explorações para a atividade pecuária e criação ou
desenvolvimento de pequenas áreas regadas.