Sébastien Loeb estreia-se com Lancia Delta Evo-e em Montalegre

17 Abril 2023

O Campeonato do Mundo de Ralicross confirmou mais uma estrela para 2023, com o regresso de Sébastien Loeb à categoria-rainha do FIA World RX, ao volante de um Lancia Delta Evo-e. Nove vezes campeão do Mundo de Ralis, Loeb fará a sua estreia oficial com o Delta Evo-e no Circuito Internacional de Montalegre, a 3 e 4 de junho, testando também na pista portuguesa no fim de semana anterior. Os bilhetes para o evento já estão disponíveis online e com uma campanha durante o mês de abril.

O World RX of Portugal (3 e 4 de junho) terá mais um motivo de interesse este ano. A prova portuguesa do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross receberá uma das maiores figuras do automobilismo mundial, Sébastien Loeb, que regressa ao World RX integrado na equipa de Guerlain Chichérit. A nova Special ONE Racing vai alinhar com dois Lancia Delto Evo-e na categoria-rainha do Mundial, com o qual se comprometeu para as próximas três temporadas. E a estrutura francesa terá Loeb como companheiro de equipa de Chicherit, piloto que estreou o novo Delta totalmente elétrico na última prova do World RX de 2022, no Nürburgring, na Alemanha.

Loeb competiu no Mundial de Ralicross com a Peugeot-Hansen durante três épocas, de 2016 a 2018, conseguindo duas vitórias e 17 pódios, dois deles em Montalegre (2017 e 2018). No passado mês de dezembro, Chicherit convidou o seu companheiro de equipa no Dakar para testar o Delta de Ralicross, uma experiência que convenceu o alsaciano a regressar à modalidade. Loeb, recorde-se, esteve recentemente em Portugal para disputar o Azores Rallye, que venceu logo na sua primeira participação no famoso rali açoriano e na estreia com um Rally2.

"Sou de uma geração que cresceu a ver os Lancia Delta nos ralis, por isso é normal que eu tenha um carinho especial por estes carros. Mas quando o Guerlain me falou pela primeira vez sobre um regresso ao Ralicross eu pensava que ele estava maluco! Depois, testei o carro em dezembro de 2022 e fui imediatamente conquistado pelas performances. Tenho muita fé neste projeto e estou expectante para correr com o Delta nas pistas do Mundial", afirmou Sébastien Loeb, que estará também no teste oficial do Campeonato do Mundo, em Montalegre, no fim de semana de 27 e 28 de maio.

Loeb e Chicherit juntam-se a um plantel de estrelas que inclui, entre outros, o pentacampeão do Mundo de Ralicross, Johan Kristoffersson (KMS-Volkswagen), os irmãos Timmy e Kevin Hansen (Hansen WRX Team), ou o finlandês Niclas Grönholm, vencedor de uma das provas em Montalegre no ano passado, e cujo companheiro de equipa na Volvo CE Dealer Team também será brevemente anunciado.

Desconto nos bilhetes de dois dias

A organização do World RX of Portugal, a cargo do Município de Montalegre, lançou a venda online dos bilhetes em montalegre.bol.pt e continua a manter preços inalterados desde 2018, minimizando, assim, o impacto da inflação para os adeptos da modalidade.

Os bilhetes para o World RX of Portugal têm valores a partir de 25 euros e os bilhetes de dois dias terão um desconto de 25 por cento durante o mês de abril.

Com a organização desportiva da experiente equipa do Clube Automóvel de Vila Real, o World RX of Portugal voltará a ter, este ano, o Campeonato do Mundo da categoria-rainha (RX1e), o Campeonato da Europa de Supercars (RX1), o Campeonato da Europa de S1600 (RX3) e uma prova de suporte de Kartcross.

O teste oficial de pré-temporada será também em Montalegre, no fim de semana anterior ao evento, terá a presença de todas as estrelas do FIA World RX.

Loeb de Volta ao Munidal de Rallycross