VII Pisões Carp Classic

11 Junho 2023

A sétima edição do "Pisões Carp Classic" foi a melhor de sempre em matéria de capturas (245). Ao todo, mais de 1.500 kg de peixe capturado em 72 horas contínuas. O espelho de água da Albufeira do Alto Rabagão voltou a mostrar toda o seu fulgor às 37 equipas participantes, alguma do estrangeiro e uma do Município de Montalegre. Recordamos que estamos a falar de uma modalidade organizada pela Associação Portuguesa de Carp Fishing e pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva. Na cerimónia de entrega de prémios, em representação da autarquia, esteve o vereador do desporto, Jorge Fidalgo.

Terminou mais uma edição do "Pisões Carp Classic", uma competição de pesca que decorreu de 8 a 11 de junho e onde, durante 72 horas consecutivas, 90 pescadores vindos de todas as regiões de Portugal, de Espanha, França, Alemanha, Inglaterra e Roménia deram o seu melhor para capturarem o maior número possível de carpas e também os maiores exemplares dessa espécie que habitam as águas da majestosa e deslumbrante albufeira do Alto Rabagão. A organização faz balanço «extremamente positivo», tendo sido considerada «a melhor edição de sempre, pois foram pescadas 245 carpas com peso total de 1.500 kg e peso médio de 6.200 kg por exemplar.». Os vencedores foram a dupla Carlos Amaral / Nuno Cabral com um peso total de 165 kg e o maior exemplar com 11,250 kg foi pescado pela dupla Francisco Ferreira / Diogo Ribeiro.

TEM A PALAVRA

Jorge Fidalgo | Câmara de Montalegre - Vereador do Desporto
«Vi este evento com muita satisfação. É sempre bom termos entre nós gente de todo o país. Seguramente vão voltar. Neste sentido, é sempre de valorizar e apoiar iniciativas como estas, sejam desportivas ou não. Valorizam o nosso território e abrem portas a uma visita futura. Dizer, também, que estamos perante um evento com pegada nula.»

Gabriel Pereira | Presidente - Associação Portuguesa de Carp Fishing
«Durante os quatro dias de competição, os pescadores e organizadores fizeram de Montalegre a sua casa. Apesar do mau tempo nos primeiros dois dias, é de salientar o bom ambiente de amizade e camaradagem que se viveu entre todos os participantes e visitantes da prova que também, de uma forma não tão modesta quanto isso, ajudaram durante estes dias a dinamizar a restauração e comércio local que bem necessita. Para mais, e indo de acordo com os ideais ambientais do município de Montalegre, o carp fishing é uma modalidade de pesca com pegada ecológica zero onde os praticantes dessa modalidade tem a preocupação ambiental de não danificarem o meio ambiente e de recolherem o lixo que fazem nas suas jornadas de pesca bem como lixo deixado por outras pessoas.»

DADOS

Capturas - 245
Peso total das capturas - 1.514kg
Peso médio das capturas - 6kg