Feira do Fumeiro de 13 a 16 de Janeiro 2005

02 Janeiro 2005
Evento conta com mais de 100 produtores inscritos e mais de 1000 animais identificados
Reconhecida como o cartão de visita de Montalegre, a próxima edição da Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso tem data marcada: 13 a 16 Janeiro de 2005. A decisão oficial saiu da habitual reunião que a organização do evento mantém com os produtores, por regra, dois meses antes da sua realização. Um ponto de ordem que serviu, uma vez mais, para espicaçar o sentido empresarial de quem decide ir vender os seus produtos.
Aquele que para muitos é o S. João das chouriças volta na segunda semana de Janeiro a convocar romaria, vinda um pouco de todo o país.
Como tem vindo a ser norma, a organização da Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso, a cargo da Divisão Sócio Cultural da Camara Municipal de Montalegre e da Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, convocou os mais de 100 produtores que vão marcar presença no XIV (14.º) ano de vida do maior evento alguma vez idealizado na história recente do concelho de Montalegre. A ideia subjacente é alertar os produtores para reforçarem o profissionalismo no manuseamento dos produtos. O adágio "Os olhos também comem" aplica-se na perfeição daí que os responsáveis organizativos insistissem muito que o caminho a seguir é arriscarem num investimento, complementado com apoios comunitários.

COZINHAS TRADICIONAIS
SIMBOLIZAM FUTURO

Esse investimento são as cozinhas tradicionais. Estrutura que possibilita outra capacidade de resposta a quem fabrica o produto. As cozinhas advém do projecto AGRIS, financiadas a 50% a fundo perdido. Uma óptima oportunidade que catapulta a produção para um outro patamar dando estatuto e cumprindo, à risca, as normas de higiene que são exigidas para qualquer produção.
De sublinhar que estamos a falar de um negócio rentável. A Feira do Fumeiro, em quatro dias de exibição, representa um negócio directo que ultrapassa um milhão de euros. Contudo, se envolvermos todos os factores adjacentes, estima-se que ao longo do ano, este cartaz gere uma facturação a rondar os cinco milhões de euros.

NEGÓCIO PARALELO
REVELA LUCROS

Estamos a falar de um evento em crescendo (ver quadro evolutivo em anexo).
Por outro lado, os dados não enganam: apenas um terço dos produtores vêm à Feira do Fumeiro vender os seus produtos». Há já uma parcela significativa que faz vendas directas fora do período do evento.
Apesar destes indicativos serem encorajadores, a organização quer mais arrojo empresarial sob pena do próprio certame ficar em cheque. Para Fernando Rodrigues, edil do município, «ao fim de 13 anos há experiência suficiente para se poder arriscar mais, fazer mais emprego e mais riqueza».

NÚMEROS
AVANÇADOS

Para a próxima edição da Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, já estão inscritos 135 produtores e 1.041 animais identificados, sendo que a inspecção só detectou 996. A chamada "inscrição definitiva", onde os produtores irão fornecer as quantidades de fumeiro exactas a entrar no recinto, tem lugar de 20 a 30 de Dezembro próximo.
Feira do Fumeiro de 13 a 16 de Janeiro 2005