Montalegre | Visita do Secretário de Estado Paulo Cafôfo

10 Agosto 2023

A pretexto da celebração do "Dia do Emigrante" no município de Montalegre, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, esteve na sede do concelho onde teve oportunidade de confraternizar com a comunidade emigrante barrosã.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas esteve em Montalegre, a convite da Presidente da Câmara Municipal, Fátima Fernandes, para comemorar o "Dia do Emigrante". Paulo Cafôfo salientou que a diáspora «é um ativo do país», recordando que são cerca de cinco milhões os portugueses espalhados pelo Mundo. «Têm uma importância vital para o desenvolvimento do país, nomeadamente para os territórios do interior e de baixa densidade (…). O futuro de Portugal não se pode fazer sem a diáspora portuguesa, sem os portugueses e portuguesas que residem no estrangeiro. Nós seremos um país sem futuro se não olharmos para o contributo que podem dar», afirmou.

ENSINO DO PORTUGUÊS

Paulo Cafôfo exortou os emigrantes a manter a ligação à língua portuguesa, salientando que é uma responsabilidade de quem é pai ensinar o português aos seus filhos. «Porque deixar de falar português é perder a língua que é o cordão umbilical que nos liga (…) Ouçam música portuguesa, vejam televisão portuguesa, leiam livros portugueses e falem português em casa para manter o vínculo», defendeu. «Esta terra e este país estão de braços abertos para vos receber, seja se quiserem vir viver, investir ou simplesmente se vêm em turismo», disse. O governante lembrou que ele também foi Presidente de uma Câmara municipal e que a função é difícil «mas é reconfortante porque conseguimos resolver diretamente os problemas das pessoas».

INVESTIMENTO NA DIÁSPORA

A esse propósito, referiu que há «mais de 72 mil crianças e jovens a aprender português no Mundo», numa rede de ensino do português no estrangeiro que «implica um investimento anual de 30 milhões de euros. E estamos com um investimento de 17 milhões de euros na digitalização do ensino. Nesse sentido, vão ser distribuídos tablets com ferramentas para aprendizagem da língua, que irão «permitir uma maior motivação e maior aprendizagem». Para os lusodescendentes que queiram estudar em Portugal, o Secretário de Estado destacou que este ano há 7% de vagas disponíveis na primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior e 2,5% na segunda fase. Depois, elencou ainda o apoio do Governo português às associações no estrangeiro que dinamizam atividades ligadas ao nosso país, referindo que, este ano, já foram entregues 900 mil euros de apoios a associações. Paulo Cafôfo lembrou ainda os programas lançados pelo Governo, nomeadamente o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), criado em 2020, que conta com 260 emigrantes com estatuto de investidor, um valor de investimento de 153 milhões de euros e que «está continuadamente a aumentar».
No âmbito do programa Regressar, há quase 20 mil pessoas voltaram para Portugal. Além dos apoios, Paulo Cafôfo afirmou que este «é também um sinal político que o Governo dá», o «tal sinal de braços abertos para receber quem nunca se esqueceu» de Portugal.

Visita - Secretário de Estado Paulo Cafôfo (1)
Visita - Secretário de Estado Paulo Cafôfo (2)
Visita - Secretário de Estado Paulo Cafôfo (3)
Visita - Secretário de Estado Paulo Cafôfo (4)