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Montalegre | Rally de Portugal Histórico 2023
Tal como sucedeu o ano passado, o Rally de Portugal Histórico voltou a passar pelo município de Montalegre. Aconteceu esta tarde, feriado nacional. A passagem pelo território iniciou no Circuito Internacional de Montalegre. A caravana, com mais de 80 viaturas, seguiu para o coração da vila de Montalegre. Ainda houve passagens por localidades como Ponteira e Salto. Trata-se da 17.ª edição de um evento que pretende honrar o legado do melhor rali do mundo. A prova - a cargo do ACP Motorsport, considerada uma das mais emblemáticas competições de regularidade histórica da Europa - reuniu no ano passado mais de 70 equipas, oriundas de Portugal, França, Espanha, Andorra, Bélgica, Suíça, Letónia, Rússia e Grã-Bretanha. O percurso de mais de 2.000 quilómetros, com partida e chegada ao Parque Eduardo VII (Lisboa), volta a aliar a beleza cénica das regiões Centro e Norte do país, com o desafio da condução de automóveis que fizeram história no próprio rali de Portugal.
Para a presente edição, mais de 80 equipas alinham na 17.ª edição do Rally de Portugal Histórico. Yves Deflandre e Jennifer Hugo (Porsche 911) defendem o seu título num pelotão com equipas oriundas de Portugal, Bélgica, França, Espanha, Itália, Letónia, Lituânia, Reino Unido, Rússia e Suíça. O percurso da prova tem mais de 2.000 quilómetros e atravessa algumas das mais belas regiões de Portugal continental.
A prova iniciou em Lisboa, terça-feira, 3 de outubro. A partida foi no Parque Eduardo VII, às 12h30, em Lisboa e terminou, às 19h15, na Figueira da Foz com passagem pelo Kartódromo dos Milagres em Leiria. No segundo dia, quarta-feira, a caravana arrancou da Figueira da Foz, às 07h45, passou pela Barragem da Aguieira, pista de ralicross de Sever do Vouga com o dia a terminar em Viseu às 22h30.
Esta quinta-feira, o arranque de Viseu foi às 08h00. A caravana rumou a Montalegre, depois Lamego, e nova paragem em Viseu às 23h10. Sexta-feira, o arranque de Viseu é às 08h00 rumo a Arganil, depois Pombal e, finalmente, a noite de Sintra em horário a divulgar pelo ACP. A prova termina às 02h10 em Lisboa.
PROVA COM ESTATUTO EUROPEU
Poucas provas de regularidade na Europa atingem o estatuto do Rally de Portugal Histórico, que este ano tem 81 equipas inscritas, oriundas de Portugal, Bélgica, França, Espanha, Itália, Letónia, Lituânia, Reino Unido, Rússia e Suíça. O prestígio e a dimensão internacional da prova do Automóvel Club de Portugal ficam expressos na percentagem de equipas estrangeiras – 87%. Para todos os concorrentes, o desafio é levar algumas das máquinas que fizeram a história dos ralis a um percurso de mais de dois mil quilómetros, por entre algumas das mais belas estradas e regiões de Portugal. Até sábado (a prova termina às primeiras horas da madrugada de sábado), as equipas enfrentam quatro etapas e 10 secções.
MÁQUINAS COM HISTÓRIA
No pelotão estão os vencedores do ano passado, os belgas Yves Deflandre e Jennifer Hugo, que em 2022 levaram o seu Porsche 911 ao terceiro triunfo no Rally de Portugal Histórico, igualando o recorde de triunfos de João Mexia Leitão e Nuno Sales Machado. O francês Christophe Berteloot, navegado pelo belga Baptiste Gengoux, também repete presença este ano, tentando melhorar o segundo lugar do ano passado, ao volante de outro Porsche 911 SC. O carro alemão é uma das máquinas mais competitivas em provas deste género, mas o parque automóvel do Rally de Portugal Histórico é variado e inclui modelos como um Austin Healey 100/6 de 1957, o carro mais antigo em prova, diferentes versões do Ford Escort RS, dois Alfa Romeo Giulia Sprint, um Opel Ascona, um Chevrolet Camaro, ou exemplares mais contemporâneos, como os Renault 5 GT Turbo ou os Lancia Delta Integrale.
RESULTADOS - AQUI
MEMÓRIA
2022. Rally de Portugal Histórico