'Viagem pelas Freguesias' | Outeiro

03 Outubro 2023

Com vista à implementação da "Agenda Estratégica 2035", o executivo municipal iniciou em Outeiro o périplo pelas freguesias do concelho de Montalegre. Uma viagem que serve para auscultar a população de modo a responder da melhor maneira ao sentir e ao querer dos munícipes. No final do trajeto, a presidente da Câmara reuniu com os populares, na sede da junta de freguesia, onde ouviu e registou os pedidos bem como as perspetivas para o território. Uma política de proximidade para acompanhar ao longo dos próximos meses.

O executivo municipal está no terreno a ouvir a população com vista a elaborar e implementar a denominada “Agenda Estratégica 2035”. Um documento que irá fazer a radiografia do concelho ao mesmo tempo que aponta as metas que devem ser seguidas para o futuro. Até lá, é tempo de recolher apontamentos, saídos da boca da população. O primeiro passo foi dado com o início da visita pelas freguesias. A primeira selecionada foi Outeiro – composta por quatro lugares (Cela, Outeiro, Parada e Sirvoselo) – uma das que regista maior visitação.

VISÃO ESTRUTURAL DO CONCELHO

A presidente da Câmara de Montalegre explica a importância desta ação: «começamos pelas freguesias que têm mais visitantes. Outeiro já reclamava esta visita há muito tempo. Brevemente irão seguir-se todas as outras». O objetivo passa por «criar uma Agenda Estratégica 2035». Fátima Fernandes elucida: «para elaborar o Orçamento e Plano de Atividades é essencial perceber as reais necessidades das freguesias e das pessoas. É isso que estamos aqui a fazer, isto é, a identificar o que é mais premente e, também, a ouvir a população e perceber o que perspetivam para o nosso território. Não podemos andar a fazer sempre investimentos e ações de forma, mais ou menos, avulsa. Importa ter uma visão estrutural de e para todo o concelho e com abrangência a todos os agentes do território de todas as áreas por forma a alavancar os recursos públicos para bem de todos.»

AGENDA ESTRATÉGICA 2035

A Agenda Estratégica é uma espécie de plano de médio prazo em que se descrevem objetivos, projetos e ações correspondentes a ideias, propostas e sugestões recolhidas, que tem como objetivo orientar o desenvolvimento sustentado do concelho de Montalegre. Será um documento guia de interesse coletivo. A elaboração de Agendas com base no território é uma orientação da União Europeia, (a Agenda também facilita o recurso aos fundos comunitários). O Estado Português também tem a sua agenda bem como a ONU, a União Europeia e outras organizações internacionais.
Com esta ação, o município de Montalegre adota uma metodologia participativa no respeito pelas melhores práticas de governança. Pretende-se assim que todos possam participar com ideias, propostas, sugestões, críticas, projetos e programas para a Agenda. Quando se diz todos, quer dizer cada um dos munícipes, as suas organizações sociais, económicas, culturais, desportivas, educativas, ambientais, religiosas e autárquicas.

FREGUESIA | DADOS

Área: 52.4 km2
Densidade populacional: 2.9 hab/km2
População presente: 150