Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Montalegre parceiro do projeto HITTS

15 Fevereiro 2024

O município de Montalegre figura no estrito lote de parceiros do projeto HITTS (Inovação do Património, Território, Turismo e Sustentabilidade) que visa revitalizar as singularidades culturais, naturais e patrimoniais das áreas rurais do sul da Europa. O projeto, liderado pela Fundação Huerta de San Antonio (FHSA) de Úbeda e promovido por oito instituições e empresas de Espanha, França e Portugal, conta com um financiamento de 1,6 milhões de euros da Comissão Europeia, no âmbito do programa Interreg Sudoe, para desenvolver nos próximos três anos. O pontapé de saída aconteceu este mês em Úbeda, cidade espanhola que pertence à província de Jaén, comunidade autónoma da Andaluzia. A autarquia esteve representada pela vice-presidente, Ana Isabel Dias.


O HITTS foi criado para promover e trabalhar pela coesão social e pelo equilíbrio territorial e demográfico através da inovação social, da valorização do património e dos serviços, valorizando o papel da cultura e do turismo sustentável no desenvolvimento económico, na inclusão e na inovação social. O consórcio do projeto conta com perfis complementares e especialistas em revitalização patrimonial em meio rural. O projeto irá começar com ações focadas no envolvimento de todos os atores das áreas de intervenção, através dos laboratórios territoriais, ao mesmo tempo que será elaborado um diagnóstico participativo por território para avaliar o património endógeno, os recursos culturais e artísticos e onde serão detetadas 15 boas práticas. Prevê-se que seja desenhada uma estratégia comum para o desenvolvimento socioeconómico inovador e sustentável das zonas rurais do espaço SUDOE, que será o eixo principal do projeto, assente na valorização turística do seu património cultural e natural. O HITTS propõe, também, a implementação de ações piloto da estratégia, adaptadas às singularidades, condições e necessidades de cada território.

MONTALEGRE PRESENTE

Portugal é representado pelo município de Montalegre (Alto Tâmega) e pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo; a França conta com a participação do Parc Naturel régional des Grands Causses (Região da Occitânia) e da empresa Aven Armand - Montpellier le Vieux SA (Região da Occitânia); em representação de Espanha participam a Fundação Huerta de San Antonio (Andaluzia), a Fundação Valle Salado de Añana (País Basco), a Associação "Tierra de Libertad" (Castilla la Mancha) e a Faculdade de Turismo da Universidade de Múrcia.


TEM A PALAVRA

Ana Isabel Dias | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Este projeto HITTS, no âmbito do programa Interreg Sudoe, desempenha um papel crucial na promoção da cooperação transnacional entre as regiões do sudoeste da Europa. Ao unir forças (neste caso, Espanha, Portugal e França), permite-nos enfrentar desafios comuns e explorar oportunidades de desenvolvimento sustentável. Este programa fortalece os laços entre as comunidades, mas também facilita a partilha de conhecimentos, recursos e boas práticas. Ao fomentar a colaboração em áreas como inovação, meio ambiente e coesão social, o Interreg Sudoe contribui para uma região mais coesa, resiliente e próspera, beneficiando diretamente os cidadãos e impulsionando o progresso conjunto. Para o concelho de Montalegre a sua importância é evidente. Além de impulsionar o desenvolvimento socioeconómico, reforça, como já evidenciei, os laços entre comunidades, promovendo um futuro mais sustentável e próspero para o concelho.»