Gabinete de Saúde Oral | Centro de Saúde de Montalegre e polo de Salto

28 Fevereiro 2024

Alinhado com os eixos estratégicos nacionais para a Medicina Dentária, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), com recurso ao investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), instalou 23 novos gabinetes de Saúde Oral, passando a ter um total de 92 consultórios. Com estes novos gabinetes foi possível reduzir em 25% o número de utentes por gabinete. Um deles, instalado no Centro de Saúde de Montalegre, entra brevemente em funcionamento Para garantir o acesso a esta valência em todo o território e de forma a ter um serviço de proximidade, a Câmara de Montalegre vai assumir a colocação deste gabinete no polo de Salto, com a beneficiação do espaço, aquisição da “cadeira dentista” e ainda a prestação do serviço por um médico dentista.

A saúde oral é uma componente essencial da saúde em geral e um índice elevado de saúde oral é um direito humano fundamental. No entanto, de acordo com o barómetro da Saúde Oral, 4,3% dos portugueses referem nunca terem realizado consulta de Saúde Oral e 22,6%, apenas o fizeram numa situação de urgência.
De acordo com a Administração Regional de Saúde do Norte, o reforço da capacidade de resposta permite reduzir em 25% o número de utentes por gabinete. No caso da ARS Norte, o PRR prevê a criação de um total de 45 gabinetes de saúde oral até final de 2025, com uma dotação de 2 milhões e 250 mil euros. De referir que após este investimento, prevê-se um rácio de 1 gabinete de saúde oral para 25 mil utentes na ARS Norte.

montalegre__gabinete_de_saude_oral___3_
montalegre__gabinete_de_saude_oral___2_