'Viagem pelas Freguesias' | Covelo do Gerês

06 Março 2024

Com vista à implementação da "Agenda Estratégica 2035", o executivo municipal visitou a bela freguesia de Covelo do Gerês, único lugar herdeiro do determinativo "do Gerês". Uma viagem que serviu para auscultar a população de modo a responder da melhor maneira ao sentir e ao querer dos munícipes.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«Em primeiro lugar é uma freguesia muito bonita, com uma paisagem maravilhosa. Viemos aqui para perceber quais são as necessidades mais prementes e que tenhamos sobre elas um olhar mais próximo e mais atento e uma resposta mais certa. A necessidade maior é o acesso a São Bento de Sexta-Freita. Já fizemos o alargamento, segue-se a pavimentação. Fomos, também, visitar as Penedas. Deixar uma nota de agradecimento à disponibilidade de todos por cederem terreno das suas propriedades para fazermos as obras que são precisas. O que nós iremos fazer é a intervenção na estrada desde a Peneda de Baixo até à Peneda de Cima, bem como em São Bento de Sexta-Freita, além de alguns arruamentos menores, também eles de importância relevante para a população. Agora vai seguir-se a parte técnica que consiste na elaboração do mapa de quantidades, no mapa de trabalhos. Estarão aqui os técnicos no terreno a fazer as medições devidas e depois seguem-se os concursos. O que desejamos é que não fiquem desertos porque, infelizmente, é algo que é cada vez mais frequente, o que depois acaba por atrasar todo o processo de execução. Vamos acudir às situações mais prementes, mais necessárias e com toda a certeza iremos chegar a todo o lado, resolvendo as questões que as pessoas reivindicam e que são as mais necessárias para o seu bem-estar. Covelo do Gerês é um bom exemplo. É uma freguesia cada vez mais procurada por mais pessoas, basta ver a intervenção que o senhor Presidente tem feito na sua freguesia e da qual tem resultado a vinda de cada vez mais pessoas para usufruírem deste rio maravilhoso, para a prática da canoagem e não só. Sabemos bem a riqueza que temos, aquilo que temos para oferecer.»

Alberto Dias | Presidente da Junta de Freguesia de Covelo do Gerês
«Estivemos perante uma visita importante por causa das obras que faltam terminar. Entre os vários assuntos tratados, pedimos à senhora Presidente a estrada de São Bento de Sexta-Freita e a estrada da Peneda do Meio. Registo, também, a presença de muita gente a acompanhar esta visita. Ainda temos muita obra para fazer.»

DADOS A RETER NA FREGUESIA

. Área: 10.8 km2
. Densidade populacional: 17.3 hab/km2
. População presente: 187
. Orago: São Pedro
. Pontos turísticos: Miradouro da Fonte Alta e Igreja (Covelo); São Bento.
. Lugares da Freguesia: (4) Covêlo do Gerês, Penedas, São Bento de Sexta-Freita e Cruz da Estrada.
. Morada:
Junta de Freguesia de Covelo do Gerês
Rua Central n.º 16
5470-101 Covelo do Gerês - Montalegre
. Telefone:  963 117 205
. Membros do Executivo
Presidente - Alberto Dias
Secretário: Hélder Pereira
Tesoureiro: Cátia dos Santos
. Membros da Assembleia de Freguesia
Presidente - Artur Carvalho Azevedo
Artur Miguel Antunes Gonçalves