RecolhaBio | Projeto-piloto no concelho

28 Março 2024

Está a ser implementado nas vilas de Montalegre e Salto um projeto-piloto com o nome "RecolhaBio". Trata-se de um projeto de separação de biorresíduos na fonte em recipiente próprio por forma a reduzir a quantidade de biorresíduos a colocar em aterro, diminuir os custos relacionados com o seu transporte e deposição e obter um composto 100% natural reutilizável em jardins ou hortas, promovendo a economia circular, a sustentabilidade e a qualidade ambiental do nosso território. Referir que os biorresíduos (resíduos alimentares e de jardim) correspondem a cerca de 40% dos resíduos produzidos. Ao serem entregues passam a ser transformados em adubo natural e energia elétrica. A população abrangida será brevemente visitada onde irá receber um pequeno balde, para separação dos seus biorresíduos, e uma chave eletrónica para abertura do contentor de recolha deste tipo de resíduos que serve a sua zona de residência. A autarquia acredita na adesão dos barrosões a esta nova recolha sustentável que irá permitir atingir as metas comunitárias de reciclagem a que estamos coletivamente obrigados e empenhados.

Atualmente, tendo em conta a quantidade total de resíduos indiferenciados produzidos no concelho de Montalegre e a caraterização física dos mesmos, onde os biorresíduos representam cerca de 34.84 %, a quantidade de biorresíduos que são depositados nos contentores de resíduos indiferenciados, existentes na via pública, é de cerca de 3.307kg por dia, isto é, um potencial anual de produção e recolha de biorresíduos de cerca de 1.207 toneladas.  Até agora não existia qualquer tipo de separação seletiva dos biorresíduos implementada, quer para utilizadores domésticos, quer para utilizadores não domésticos, pelo que os mesmos não estavam a ser desviados para compostagem, quer comunitária quer doméstica.

CANDIDATURA APROVADA

Face ao exposto, o município de Montalegre avançou, com o apoio do Fundo Ambiental, para uma candidatura que resultou neste projeto-piloto denominado "RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos". Um investimento próximo dos 75 mil euros que irá contribuir ativamente na redução de biorresíduos em aterro, propondo um sistema de separação na fonte, em recipiente próprio. Para implementar este projeto-piloto, tendo em conta a elevada extensão de 800 km ² do município, decidiu-se começar, como já foi aqui referido, pelas duas vilas do concelho, Montalegre e Salto e aproveitando os recursos necessários para efetuar a recolha, contemplar os utilizadores não domésticos (restaurantes, IPSS’s e escolas) que se situam no percurso entre as duas localidades.

Utilizadores domésticos
Separação na fonte em balde de 5 litros e posterior colocação dos biorresíduos em contentores dedicados de proximidade, cuja recolha será feita duas vezes por semana. Entrega de compositores domésticos a um número limitado de utilizadores, que irão aplicar o composto nos terrenos da sua propriedade.
Colocação de um compostor comunitário no Bairro Albino Fidalgo (zona da vila de Montalegre com maior número de habitantes).

Utilizadores não domésticos
Separação na fonte em baldes de 30 litros com recolha seletiva dos biorresíduos porta a porta duas vezes por semana, a entrega dos biorresíduos é feita à RESINORTE.

PROJETO "RECOLHABIO" | INFORMAÇÕES

CONCELHO DE MONTALEGRE - RECOLHABIO (Projeto-Piloto) - CARTAZ2