Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

CMPC | Aprovados Planos de Prevenção Municipal

27 Agosto 2024

A Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) reuniu no Salão Nobre dos Paços do Concelho onde foram apreciados, analisados e aprovados o Plano de Operações Municipal (PLANOP), com vista à prova do Campeonato do Mundo de Rallycross, a realizar no fim de semana de 7 e 8 de stembro, e o Plano Prévio de Intervenção (PPI) relativo à próxima "Sexta 13", agendada para setembro. A liderar os trabalhos - onde estiveram presentes outras instituições do ramo da Proteção Civil - esteve a vice-presidente da Câmara de Montalegre, Ana Isabel Dias.


PLANOP | MUNDIAL RALLYCROSS

Este Plano de Operações Municipal é subsidiário e articula-se com a DON n.º 1 da ANEPC (DIOPS - Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro). Desta forma e ao nível municipal, garante-se a arquitetura da estrutura de Direção, Comando e Controlo, a forma como é assegurada a coordenação institucional, a regulação, articulação e otimização da atuação operacional dos agentes do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, dos organismos e instituições envolvidas ou a envolver no evento a contar para o Mundial de Rallycross, caso se venha a verificar uma ou mais ocorrências que ultrapassem a estrutura de Direção, Comando e Controlo internas do evento. Para fazer face às ameaças identificadas, é intenção do Serviço Municipal de Proteção Civil de Montalegre e do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), planear, dirigir e executar um dispositivo de resposta composto por meios e recursos do Corpo de Bombeiros de Montalegre, com a colaboração de outros Corpos de Bombeiros, para além da articulação institucional e operacional com os dispositivos da Guarda Nacional Republicana (GNR).
O presente PLANOP constitui-se como uma plataforma estratégica que visa responder com eficácia às necessidades operacionais resultantes de eventuais ocorrências de natureza pré-hospitalar, acidentes rodoviários, associados às corridas e à movimentação e concentração de pessoas. O PLANOP define, além do Dispositivo Especial de Socorro e Assistência, a estrutura de Direção, Comando e Controlo, assim como regula a forma como é assegurada a coordenação institucional, a articulação e intervenção das organizações do SIOPS envolvidas ou a envolver nas operações.

PPI | "SEXTA 13"

O Plano Prévio de Intervenção (PPI) é um instrumento destinado aos Agentes de Proteção Civil (APC), possibilitando o desencadeamento sistematizado da resposta a operações de proteção e socorro, permitindo conhecer antecipadamente os cenários e os meios, garantindo-se assim uma melhor gestão integrada de recursos.
Este PPI sistematiza os procedimentos institucionais de resposta a situações de emergência que ultrapassem a capacidade dos meios vocacionados para a proteção e socorro no interior do recinto da festa ou que tenham reflexos no exterior. Cada entidade cumpre com as missões definidas no âmbito das suas competências, designadamente: Desenvolvimento de procedimentos de planeamento e de coordenação em situação de emergência; Mobilização de meios e Avaliação de riscos e evolução da situação. O SMPC de Montalegre integra-se no planeamento previsto em articulação com os APC de forma a operacionalizar as diversas ocorrências de proteção civil.

cmm__reuniao___plano_prevencao_municipal___4_
cmm__reuniao___plano_prevencao_municipal___3_
cmm__reuniao___plano_prevencao_municipal___1_