Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Agricultura | Coopbarroso - Sessão de Esclarecimento

27 Fevereiro 2025

Realizou-se, no auditório municipal de Montalegre, uma sessão de esclarecimento sobre os apoios aos rendimentos agrícolas. Outro assunto em destaque foi Doença Hemorrágica Epizoótica (DHE), que causou graves prejuízos no efetivo em 2024, sendo reforçada a importância da vacinação como estratégia preventiva.

O encontro, promovido pela Coopbarroso, contou com a presença de Ana Isabel Dias, vice-presidente do município, que destacou a importância da cooperativa no apoio aos agricultores, salientando que a atividade agrícola e pecuária é fundamental para o desenvolvimento do concelho: “Antes de mais, gostaria de expressar o nosso agradecimento à CoopBarroso pelo excelente trabalho que tem desenvolvido junto das entidades ligadas ao setor agrícola e pecuário, e sobretudo junto dos agricultores, sendo um importante aliado da camara municipal no objetivo de promover e alavancar a atividade agrícola e ainda no cuidado que têm para que não se perca nem um cêntimo dos apoios que possam vir para o nosso concelho”.

NOVAS MEDIDAS PARA O SETOR

A vice-presidente de autarquia deixou ainda palavras de incentivo para o incremento de novas medidas: Gostaria de aproveitar esta oportunidade para sublinhar que, enquanto Câmara Municipal, estamos a trabalhar de forma estreita com a CoopBarroso para desenvolver medidas concretas que visam financiar um projeto direcionado para a prevenção da Doença Hemorrágica e da Língua Azul, doenças têm vindo a afetar bovinos e pequenos ruminantes e, atentos a esta situação, iniciamos então o desenho deste projeto que vos falo e que brevemente terão notícia. Ana Isabel Dias sublinha que o objetivo é “garantir que os nossos agricultores e produtores tenham as melhores condições para enfrentar os desafios que se colocam, protegendo o seu trabalho e a nossa região”.

O representante da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) explicou as alterações ao abrigo do PEPAC 23.27 (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum) e esclareceu as dúvidas relacionadas com as candidaturas ao Pedido Único que estão a decorrer.

dsc05923
dsc05926
dsc05932
dsc05942
dsc05947
dsc05937
dsc05954
dsc05969
dsc05950
dsc05967