Feira do Fumeiro, na vila de Montalegre, de 13 a 16 de Janeiro 2005

12 Janeiro 2005
Evento já foi apresentado publicamente nas cidades do Porto e Braga

FEIRA DO FUMEIRO 2005

13 a 16 Janeiro

- 135 produtores inscritos
- mais de 1.000 animais identificados
-16 cozinhas tradicionais já licenciadas
- venda directa num raio de 40 km
- produto certificado

Decorre na vila de Montalegre, de 13 a 16 de Janeiro 2005, a XIV (14.ª) Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso, organizada, uma vez mais, pelo Município de Montalegre e Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã. Para o evento está projectada uma realização financeira (dentro e fora da feira) na ordem de 1.250.000€ com mais de 60.000 Kgs vendidos.
Até ao momento estão licenciadas 16 cozinhas tradicionais, um facto animador que comprova o bom trabalho levado a efeito pela Associação dos Produtores do Fumeiro que tem cativado juventude em redor do maior filão do Barroso.
Paulatinamente, o produto começa a ser certificado o que possibilita aos produtores vender o seu produto num raio de 40 km. Com isto, o negócio floresce dando maior profissionalismo a um certame que chega a movimentar, ao longo do ano, mais de cinco milhões de euros.
O número foi avançado recentemente pelo Presidente da Câmara Municipal de Montalegre: «se avaliarmos o impacto que o cartaz Feira do Fumeiro teve no aumento da afluência em termos turísticos, e sobretudo no turismo gastronómico, então teremos de considerar que este evento é responsável por um negócio de cinco milhões de euros por ano no concelho de Montalegre».
Fernando Rodrigues defendeu que o certame é «por direito próprio», um «evento com estatuto regional e nacional» ao mesmo tempo que «pôs Montalegre no mapa», um facto indesmentível porque, enfatizou, «a qualidade do presunto e do fumeiro é imbatível» e «não há feira gastronómica tão autêntica como esta feira do fumeiro de Barroso». Face aos condicionalismos inerentes a uma estrutura tão grandiosa como aquela que está a ser erguida no coração da vila de Montalegre, o certame volta a realizar-se em instalações provisórias, erguidas na zona industrial. Um facto que promete ser solucionado brevemente o que vai permitir que para o ano o evento se realize no moderno Parque de Exposições e Feiras de Montalegre, obra grandiosa que vai dar um outro estatuto à Feira do Fumeiro.
A organização espera receber mais de 50 mil pessoas.

.
Feira do Fumeiro, na vila de Montalegre, de 13 a 16 de Janeiro 2005