Pescadores de Montalegre continuam a não poder pescar no Rio Cávado

15 Março 2005
A seca é a principal causa. Conclusões da reunião entre autarquia e pescadores para conferir.
Pelo facto de ter havido dúvidas sobre a abertura da pesca no Rio Cávado e também pelo facto de ter havido pedido de esclarecimentos por parte dos pescadores, o Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, convocou todas as juntas de freguesia e pescadores das respectivas freguesias a estarem presentes numa reunião de esclarecimento que ocorreu esta 2.ª feira, ao fim da tarde, no salão nobre da edilidade. Porém, impossibilitado de marcar presença por afazeres profissionais, a missão foi delegada no vice-presidente Orlando Alves que coordenou a mesa de trabalhos.

CONCLUSÕES

O autarca enumerou, no final do encontro, as seguintes conclusões: «a vontade de ser a Câmara a dar o próximo passo e assumir a responsabilidade da gestão do rio o mais rápido possível. É o que irei propor ao senhor Presidente; ficou também a denúncia de haver algumas zonas dos nossos rios que estarão já desertas, isto é, onde já não há peixe, consequência das muitas pedreiras que por aí existem. Ficou este alerta do qual irei informar igualmente o senhor Presidente para que se tomem as medidas necessárias porque a coexistência das pedreiras pode acontecer em conjunto com a preservação da fauna piscícola desde que a lei seja cumprida. Por fim, ficou também o alerta para a necessidade de preservar as muitas represas que há pelo rio abaixo e que muitas delas foram destruídas. Resumindo, foram bons indicadores o que me leva a concluir que foi muito proveitosa esta reunião».
Lembre-se que a abertura da pesca à truta devia ocorrer no passado dia 1 de Março (até 30 de Julho).
A pesca nas barragens, de acordo com o calendário, abre no próximo dia 1 de Abril e estende-se até 30 de Setembro.

Pescadores de Montalegre continuam a não poder pescar no Rio Cávado