IV Festival do Cabrito de Barroso foi apresentado no Porto

16 Março 2005
Certame prevê 8 mil visitantes, 50 mil euros de facturação e venda de 1.500 cabritos
Foi apresentada esta 4.ª feira, na Casa Regional dos Transmontanos e Alto Durienses do Porto, a quarta edição do Festival Gastronómico do Cabrito de Barroso, evento que vai decorrer na vila de Montalegre ao longo deste fim de semana.
Organizado, desde a primeira hora, pela autarquia de Montalegre e Cooperativa Agrícola dos Produtores de Batata para Semente de Montalegre através do Agrupamento de Produtores do Cabrito de Barroso, o Festival do Cabrito de Barroso, na óptica dos organizadores, aponta 5 a 8 mil visitantes e uma receita de 50 mil euros entre refeições e a venda de mais de 1.500 cabritos.

DISCURSO
DO PRESIDENTE

Finda a habitual sessão de boas vindas dada pelo presidente da casa, o também barrosão José Maria Gonçalves, o Presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues, começou por referir: «o cabrito aqui é de excelente qualidade e o preço ao produtor fez aumentar a produção. Agora, o Cabrito de Barroso, com Indicação Geográfica Protegida, é vendido em lojas de produtos locais que vão sendo criadas pelo país, permite valorizar mais uma especificidade e oferecer ao consumidor produto certificado, garantindo a melhor qualidade».
De seguida, acentuou: «pretendemos reforçar a visibilidade de Montalegre, estimular e fomentar o tecido económico e turístico do concelho. Daí que se tenha criado este certame que, paulatinamente, vai ganhando dimensão».
Fernando Rodrigues justificou a aposta num certame que arrasta outros dividendos: «um certame que já passou a rotina anual, onde para além do cabrito, da beleza paisagística e da festa, o visitante pode comprar a batata, o fumeiro e o folar da Páscoa. Trata-se, neste caso, da promoção de um produto local que a Câmara assume e que se direcciona também para o sector da gastronomia. E por isso é pedida a melhor colaboração ao sector da restauração, alertando também para a qualidade e seriedade que se reclama a este sector».
Uma das novidades a ter em linha de conta é a animação: «este ano a novidade é a animação que irá ocupar os visitantes. No sábado há um passeio de moto 4 – Raid do Cabrito de Barroso. E podem também visitar o concelho e assistir ao regresso da vezeira em muitas aldeias. No domingo há animação permanente. Começa com a visita aos restaurantes da xaranga, gaiteiros e concertinas que, à tarde, juntamente com a Banda de Parafita, animam a Praça do Município onde há diversão para as crianças. Por volta das 16h30 é servida uma merenda comunitária por apenas 3 € por pessoa – cabrito frito, pão centeio e bebida e a Câmara Municipal oferece também o folar da Páscoa. A festa acaba com as tradicionais chegas de bois».

IV Festival do Cabrito de Barroso foi apresentado no Porto