Conferência alusiva ao 25 Abril enche Auditório da Cooperativa Agrícola

26 Abril 2005
Iniciativa foi promovida pelo Agrupamento de Escolas de Montalegre
Decorreu da melhor forma a comemoração dos 31 anos do 25 Abril, festejada nesta 3.ª feira, pelo Agrupamento de Escolas de Montalegre.
Uma jornada que arrancou, pela manha, com música alusiva aos festejos, visita às exposições realizadas e algumas actividades desportivas.
Ainda na manhã, os alunos da Escola Secundária Dr. Bento da Cruz assistiram ao filme português "Capitães de Abril" ao que se seguiu o almoço.
De tarde, o ponto alto. A realização de uma conferência feita no Auditório da Cooperativa Agrícola de Montalegre que conseguiu concentrar muitos jovens em volta de uma palestra de enorme qualidade.
Como oradores estiveram o professor José Lucas, docente da Escola ES/3 Dr. Bento da Cruz que abordou o tema "A repressão"; o major Natalino Teixeira, membro da Companhia do Capitão Salgueiro Maia, interveniente no 25 de Abril de 1974 que falou sobre "Os acontecimentos militares"; o jornalista e analista politico Carlos Magno que fez uma "Análise da politica nacional" e, por fim, interviu o Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues cujo tema girou em volta do "Poder local".
Foram mais de duas horas de relatos de qualidade que por certo serão úteis para a juventude que teve o privilégio de estar presente. A organização promete repetir iniciativas deste género.
Conferência alusiva ao 25 Abril enche Auditório da Cooperativa Agrícola