Projecto 'Parques Com Vida' apresentado em Montalegre

01 Junho 2005
Salão nobre da Câmara de Montalegre encheu o que comprovou a pertinência do projecto
Foi apresentado na manha desta quarta-feira, no salão nobre da Câmara Municipal de Montalegre, o projecto PARQUES COM VIDA no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária Equal.
Presentes estiveram a Câmara Municipal de Montalegre (representada ao máximo nível pelo Presidente Fernando Rodrigues) o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), o Instituto de Desenvolvimento Agrário da Região Norte (IDARN) e a Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda Gerês (ADERE-PG).
Saliência para o facto do PARQUES COM VIDA ter por fim «a promoção dos territórios dos quatro Parques do Norte de Portugal (Parque Nacional da Peneda Gerês, Parque Natural do Alvão, Parque Natural de Montesinho e Parque Natural do Douro Internacional), através da constituição de uma Marca Colectiva a atribuir à restauração, alojamento, animação turística e pontos de venda em volta de uma estratégia comum de valorização de produtos (bens e serviços) existentes».
Estamos perante um projecto focado essencialmente nos empresários destes sectores embora tenha igualmente como públicos alvo os produtores e artesãos bem como as suas entidades representativas, na medida em que procura «fomentar pontes concretas de cooperação» com vista à «valorização e ao escoamento dos produtos locais».

PROJECTO ARRANCA
EM SETEMBRO

Se tudo correr dentro das previsões, o projecto avança já em Setembro. A meta é prolongar o trabalho nos próximos dois anos com um conjunto de acções que potenciem as qualidades dos 13 concelhos envolvidos. Esta foi a 17.ª reunião de um conjunto de 18 onde foi apresentada a ideia e onde se espera boa adesão. Nesta área há 39 produtos agro alimentareres certificados (carnes, queijos, batata, azeite, azeitona, enchidos, amêndoa, vinho). Um número, avançou Paulo Castro, em nome do IDARN, que não é fácil encontrar em toda a Europa tendo em conta a parca dimensão do território. Uma riqueza ambiental que exige um tratamento sério e responsável. Há bons exemplos, lembra o responsável, como aqueles que existem na Junta da Andalucia e na Federação Francesa de Parques. "Dar a ganhar para ganhar" é o lema deste projecto promovendo o território fora do território e vender o território no território.

Projecto "Parques Com Vida" apresentado em Montalegre