II Festival Celtirock e I Feira Celta em Montalegre ao longo deste fim de semana

26 Julho 2005
Castelo de Montalegre engalanado para receber muita gente em volta destes espectáculos singulares
Tal como aconteceu no ano transacto, a Invensons - Associação Cultural e Recreativa de Montalegre, é a entidade organizadora do II CELTIROCK – Festival Internacional de Música Celta, evento que tem a colaboração da Barrosana, E. M., Montalegre e que sai à rua ao longo deste fim de semana.
Para esta edição, os organizadores apostam «na mestiçagem entre o tradicional/celta e o rock, de forma a conseguir captar um público mais vasto e, ao mesmo tempo, criar uma imagem de marca que permita a afirmação do festival». As palavras são de Vítor Afonso, o rosto maior da organização.
Com entrada livre e com um cenário extraordinário, carregado de misticismo, pode-se garantir, face ao que foi visto no ano de estreia, que estamos perante um evento que trás a Montalegre um novo produto espelhado num conjunto de espectáculos bem diferentes dos habituais. «É a música, em estado puro, de regresso ao Castelo de Montalegre», esclarece o organizador.
 Os concertos no palco principal ficarão a cargo dos Beltane (Portugal), Os Cempés (Galiza), Babieca (Madrid), Abraxas (Castela e Leão) e Skanda (Astúrias). Como complemento pode ver-se uma feira do disco/livro celta e variadíssimas animações de rua, a cargo dos Gaiteiros de Pitões das Júnias, do grupo de Tamborileiros de Montalegre, entre outros.

FEIRA CELTA

Em simultâneo com a realização da segunda edição do CELTIROCK, decorre a I Feira Celta. Uma novidade que promete seduzir muitos curiosos. Trata-se de um regresso ao século II A. C. numa recriação da cultura castreja, na região galaico-portuguesa, nos primórdios da romanização. Não vão faltar várias tendas, um acampamento castrense, teatro, artes de circo, mostra de armas, espectáculos e personagens diversos, assalto ao Castro, malabarismos, exercícios de fogo, tiro com arco e recriação de Jantar Celta. A animação estará por conta do Teatro Viv’arte (Portugal), Vá de Folia (Trafaria), Strella do Dia (Lisboa) e Pifaradas e Zambumbadas (Serra da Estrela).

Informações complementares em www.celtirock.com