Conselho Directivo de Baldios de Cabril e ADERE Peneda Gerês assinam contrato de concessão de exploração de energia hidroeléctrica

13 Dezembro 2005
O projecto prevê a construção de cinco centrais hidroeléctricas nas aldeias de Fontaínho, Xertelo, São Ane, Pincães e Fafião. Numa fase posterior será contemplado o estudo de viabilidade económico-financeira do regadio de Lapela.
Teve lugar na sede da Junta de Freguesia de Cabril, concelho de Montalegre, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) a assinatura do contrato de concessão de exploração de energia hidroeléctrica entre o Conselho Directivo de Baldios de Cabril, representado pelo Presidente do Conselho Directivo de Baldios de Cabril, Eng. Pedro Giesteira, e a ADERE PENEDA GERÊS – Associação de Desenvolvimento das Regiões da Parque Nacional da Peneda Gerês, representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Eng. Luís Macedo, também director do Parque Nacional da Peneda Gerês.
A celebração do presente contrato de concessão reveste «uma importância primordial para o desenvolvimento sócio-económico da freguesia de Cabril». Por um lado, garante Pedro Giesteira, porque «valoriza um recurso natural endógeno – o recurso água – transformando-o em energia eléctrica» e por outro lado porque «actua ao nível dos regadios tradicionais, que mercê deste investimento, vão ser reparados e beneficiados, e assim, continuarem a cumprir a sua missão de manutenção de uma agricultura de montanha e humanizada e de uma paisagem peculiar com elevado interesse agro-ambiental».
PROJECTO
EM DUAS FASES
Nesta primeira fase de investimento vão ser construídas três centrais hidroeléctricas:
. Central de energia hidroeléctrica do regadio de Fontainho;
. Central de energia hidroeléctrica do regadio de Xertelo;
. Central de energia hidroeléctrica do regadio de São Ane;
Numa fase posterior será contemplado o estudo de viabilidade económico-financeira do regadio de Lapela, e aguardam assinatura de contrato mais duas centrais na freguesia, uma em Pincães e outra em Fafião.