“Projecto Luta Contra a Pobreza

28 Julho 2005
Aconteceu em Morgade. Familia não tinha luz nem água canalizada. Veja em anexo a relação das casas já entregues.
Foi entregue a uma familia de Morgade mais uma casa integrada no projecto de Luta Contra a Pobreza "Terras de Barroso". A habitação custou 42 mil euros.
O casal, com dois filhos, vivia numa situação degradante. Era das poucas famílias do concelho de Montalegre que não tinha luz nem água.
A este propósito refira-se que o projecto iniciado em 2001 e que chega ao fim em Dezembro próximo, tem sinalizadas cerca de 30 famílias.
A Câmara Municipal de Montalegre transfere anualmente 55 mil euros só para habitação. Tem sido assim ao longo dos últimos quatro anos. Uma situação que não vai ter travão, garante Orlando Alves, vice-presidente do Município, presente na entrega da nova habitação a este casal barrosão: «isto nunca mais vai terminar. Quer haja projectos financiados pela Administração Central quer não, a autarquia tem que estar ao serviço das pessoas, dos mais necessitados. Era, aliás, o que já vínhamos fazendo. Desde sempre que o temos feito. Sobretudo onde houver crianças nós temos que estar presentes e intervir». Neste ponto, o autarca recorda o exemplo das Minas da Borralha: «não podemos esquecer que a Borralha era um bairro que estava degradadíssimo e hoje dá gosto ir lá. São quase uma centena e meia de casas, algumas já com muitas boas condições de habitabilidade, mais o arranjo das ruas e a intervenção na área do saneamento e distribuição domiciliária».

PRÓXIMA CASA
EM PADROSO

Até final do ano vão ser construídas mais duas casas. A próxima em Padroso. A última em Covêlo do Gerês, embora ainda dependente de um «reforço orçamental». Ao todo são 12 num projecto que retirou dos cofres do Município de Montalegre um milhão e 250 mil euros. Dá, em média, três habitações por ano.
“Projecto Luta Contra a Pobreza