Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Feira da Vitela apresentada no Porto

05 Julho 2007
Certame foi apresentado nas instalações da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, no Porto. Salão esteve cheio de jornalistas. Organização conta receber mais de 20 mil visitas e vender mais de 10 mil refeições. Tudo somado deve render 250 mil euros de receita.
A sétima edição da Feira da Vitela dos Lameiros de Barroso, evento que se realiza na vila de Montalegre de 13 a 15 do corrente mês, foi apresentada no Porto, na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Muitos jornalistas presentes ouviram discursar Fernando Rodrigues e José Justo, os representantes da Câmara Municipal de Montalegre e Cooperativa Agrícola de Montalegre respectivamente, entidades responsáveis pela organização do evento.
O líder da autarquia barrosã referiu que «esta acção enquadra-se numa política mais ampla de promoção da região e valorização dos produtos locais para melhor aproveitamento no âmbito da economia local que temos assumido e que temos vindo a desenvolver nos últimos anos».
Posto isto, o edil narrou os objectivos da Feira da Vitela:
- Estimular a produção
- Alargar o mercado de carne produzido pelos 3.000 produtores do Barroso
- Dinamizar o sector hoteleiro e da restauração
- Contribuir para o aumento do rendimento das populações, tendo em conta, sempre, a necessidade de promover as características turísticas do concelho de Montalegre e criar mais poder de compra e bem estar para as populações
 
20 MIL VISITAS
10 MIL REFEIÇÕES
 
Fernando Rodrigues projecta desta forma a sétima edição da Feira da Vitela: «iremos receber em Montalegre mais de 20.000 visitantes e, para além da receita do sector hoteleiro e da restauração, queremos também vender no recinto da feira 5 toneladas de carne certificada a preços convidativos para o consumidor e servir aí mais de 10.000 refeições, no atractivo espaço do Multiusos e das 4 tascas exteriores».
O optimismo do autarca está sustentado, em muito, no facto da presente edição da Feira da Vitela coincidir com mais uma realização da "Noite das Bruxas": «este certame vai ter, para além da vitela, a exposição e venda de artesanato e outros produtos locais. Mas tem uma novidade: coincide com a sexta-feira 13 e para além da animação dos restaurantes e do grande espectáculo que tem lugar no Castelo, temos a Feira do Esconjuro a decorrer também num sector do Multiusos. E sábado há um colóquio com o Padre Fontes e a Cristina Candeias».
 
QUALIDADE
SEGURA
 
Por sua vez, José Justo, Presidente da Cooperativa Agrícola de Montalegre, sublinhou a «qualidade intrínseca» do produto: «estamos perante um produto de qualidade. É um produto natural, sem intervenção do homem. É uma carne isenta de concentrados».
No final, a comitiva teve oportunidade de degustar não só a vitela como outros produtos oriundos da região do Barroso. O aplauso foi geral.
 
 
VII Feira da Vitela de Montalegre (13 a 15 Julho 2007)
 
Previsões:
 
* 20 mil pessoas
* 10 mil refeições servidas
* venda de 5 toneladas de carne certificada
* 250 mil euros de receita

            
 
Feira da Vitela apresentada no Porto
Feira da Vitela apresentada no Porto
Feira da Vitela apresentada no Porto
Feira da Vitela apresentada no Porto
Feira da Vitela apresentada no Porto
Feira da Vitela apresentada no Porto
Feira da Vitela apresentada no Porto