Reunião do projecto 'Parques com Vida' no salão nobre da Câmara de Montalegre

07 Fevereiro 2006
Compareceram à chamada vários comerciantes do concelho. O grupo foi posteriormente dividido em 4 sectores: restauração, alojamento, animação e postos de vendas ao público.
O salão nobre da Câmara Municipal de Montalegre foi o local escolhido para realizar uma reunião de trabalho do projecto PARQUES COM VIDA no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária Equal. Na reunião, esteve presente a Câmara Municipal de Montalegre (representada ao máximo nível pelo Presidente Fernando Rodrigues) o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG, representada pelo director Luis Macedo), o Instituto do Desenvolvimento Agrário para a Região Norte (IDARN) e a Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda Gerês (ADERE-PG).
Recorde-se que o PARQUES COM VIDA ter por fim «a promoção dos territórios dos quatro Parques do Norte de Portugal (Parque Nacional da Peneda Gerês, Parque Natural do Alvão, Parque Natural de Montesinho e Parque Natural do Douro Internacional), através da constituição de uma Marca Colectiva a atribuir à restauração, alojamento, animação turística e pontos de venda em volta de uma estratégia comum de valorização de produtos (bens e serviços) existentes». Estamos perante um projecto focado essencialmente nos empresários destes sectores embora tenha igualmente como públicos alvo os produtores e artesãos bem como as suas entidades representativas, na medida em que procura «fomentar pontes concretas de cooperação» com vista à «valorização e ao escoamento dos produtos locais».

REUNIÕES
BIMENSAIS

Esta reunião de trabalho inicia uma segunda fase do projecto. Vão seguir-se reuniões bimensais como refere Miguel Morais, técnico do IDARN: «esta reunião inicia a 2.ª fase do projecto que foi apresentado em Montalegre no passado mês de Junho. Agora vamos ter outras reuniões, pelo menos uma vez de dois em dois meses». Na palestra, o técnico enfatizou a necessidade de haver ambição e imaginação: «esta é uma oportunidade de capitalizarmos esta excelente oportunidade que todos nós temos, mas isto só será possível se existir envolvimento entre todos. Terá que haver uma rede de interesses comuns. Vocês têm que participar dando sugestões para que tenhamos, todos, um fluxo geral e confluente de apostas».

FUTURO EM REDE

Ficou claro que o objectivo é prolongar o trabalho nos próximos dois anos com um conjunto de acções que potenciem as qualidades dos cinco concelhos envolvidos na área do PNPG, sendo eles Montalegre, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço e Terras de Bouro. A ideia é criar «uma rede local», numa estratégia de complementaridade desenvolvida em quatro eixos: território, qualidade, ambiente e social.

Reunião do projecto "Parques com Vida" no salão nobre da Câmara de Montalegre