Fecham em Setembro mais 11 escolas no concelho

14 Fevereiro 2006
Para o corrente ano, restam 294 alunos no Agrupamento de Escolas de Montalegre e 146 no Agrupamento de Escolas do Baixo Barroso.
Para 2006/2007, a DREN (Direcção Regional de Educação do Norte) já comunicou ao Município de Montalegre que 11 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico vão encerrar portas: EB1 de Fafião (3 alunos); EB1 de Lamachã (3 alunos); EB1 de Vila Nova (5 alunos); EB1 de Arcos (6 alunos); EB1 de Peirezes (6 alunos); EB1 de Outeiro (9 alunos); EB1 de Pereira (5 alunos); EB1 n.º 2 de Salto (Corva, com 4 alunos); EB1 de Santo André (5 alunos); EB1 de Meixide (3 alunos) e EB1 de Pitões (4 alunos). Por outras palavras encerram 7 escolas do Agrupamento de Escolas de Montalegre e 4 do Agrupamento de Escolas do Baixo Barroso.

ESCOLAS
DE ACOLHIMENTO

Os alunos das escolas que vão ter suspensão vão ser acolhidos pelos seguintes estabelecimentos de ensino: EB1 de Cabril (acolhe alunos da EB1 de Fafião); EB1 de Aldeia Nova-Chã (EB1 de Lamachã); EB1 de Ferral (EB1 de Vila Nova); EB1 n.º 2 de Montalegre acolhe os alunos das escolas EB1 de Arcos e Peirezes; EB1 de Paradela (EB1 de Outeiro); EB1 n.º 1 de Salto recebe os alunos das escolas EB1 de Pereira e EB1 n.º 2 de Salto, Corva; EB1 de Vilar de Perdizes acolhe os alunos das escolas EB1 de Santo André e Meixide e, por fim, a EB1 de Tourém passa a ter, no próximo ano lectivo, as crianças que frequentavam a EB1 de Pitões das Júnias.

RESISTEM
16 ESCOLAS

Face a este panorama desolador, a partir de 1 de Setembro, poucas são as que ainda resistem (16). Para já, garantem continuidade 9 escolas no Agrupamento de Montalegre: Aldeia Nova; Montalegre (2); Paradela; Vilar de Perdizes; Tourém; Pisões; Viade e Parafita. No Agrupamento do Baixo Barroso sobrevivem 7: Borralha; Cabril; Covêlo do Gerês; Ferral; Salto; Venda Nova e Vila da Ponte.
Fecham em Setembro mais 11 escolas no concelho