'Sexta 13' (Setembro 2019) | Apresentação no Porto

Sexta 13 (Setembro 2019) Apresentação no Porto 11
Sexta 13 (Setembro 2019) Apresentação no Porto
10 Setembro 2019

A primeira "Sexta 13" do ano foi apresentada publicamente na loja de Turismo do Porto e Norte de Portugal, situada junto à estação de São Bento. A cerimónia - para além de mencionar o que pode ser visto, dentro de dias, em Montalegre - serviu, também, para selar um protocolo entre o município e a entidade de Turismo do Porto e Norte no valor de 50 mil euros.

A loja de turismo da Porto e Norte de Portugal - situada junto à estação de São Bento, na cidade do Porto - testemunhou a apresentação pública da primeira "Sexta 13" do ano. Um ato que contou com a presença do presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, e do recente líder da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins. Ambos, alinharam pela mesma ideia, isto é, a marca do evento é hoje uma ponte aglutinadora de atratividade garantida.

«POTENCIAL FANTÁSTICO»

O antigo diretor executivo da Torre dos Clérigos não se cansou de elogiar o impacto do certame. Luís Pedro Martins sublinhou que a "Sexta 13" apresenta um «potencial fantástico» sendo um exemplo em territórios de baixa densidade. Apesar de mostrar «grande potencial de crescimento», estamos perante um «evento maduro» que faz crescer o concelho e todos aqueles que o circundam.

«VAI SER DE ARROMBA!»

Com entusiasmo semelhante pode ser caraterizado o discurso do presidente da autarquia de Montalegre. Orlando Alves acredita que vamos ter pela frente «a melhor "Sexta 13" de sempre». O edil recordou que são gastos entre 150 a 180 mil euros em cada realização- Porém, acentuou, «o retorno é garantido». O líder do município não tem dúvidas que a festa «vai ser de arromba». 14 meses de espera assim o exigem.

COOPERAÇÃO PROTOCOLADA

No âmbito da sessão, a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Câmara Municipal de Montalegre assinaram um protocolo de cooperação que prevê a atribuição de um apoio de 50 mil euros por parte da entidade. Sob esta matéria, Luis Pedro Martins, presidente da TPNP, reforçou a importância de apoiar estes eventos em territórios de baixa densidade «para descentralizar a visitação dentro da região, que ainda apresenta grandes assimetrias. Prometemos fazer diferente e já o estamos a fazer, é importante passar das palavras aos atos e quando há vontade é muito fácil fazer a diferença». A "Sexta 13" de Montalegre «é um exemplo de como este tipo de eventos ajuda a alavancar a internacionalização do destino. Para lá do mercado nacional, muitos espanhóis se deslocam propositadamente ao concelho para viver este evento carregado de simbolismo e misticismo». Espalhar os turistas por todos os sub-destinos do Porto e Norte de Portugal é uma meta do atual presidente da TPNP, que para isso conta estabelecer mais protocolos de apoio «com eventos e projetos que revelam grande potencial de crescimento, transversais ao território e que beneficiam diretamente vários concelhos». Por sua vez, Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, saudou este apoio que teve por parte da TPNP, que considera «muito importante para a organização do evento e para a região». O autarca reconheceu que «a TPNP e o Presidente estão a ter um olhar diferente em relação ao território e nós agradecemos». Enfatizou a importância da "Sexta 13" enquanto força motora de desenvolvimento do concelho e da região e que colocara o município como uma espécie de capital do misticismo: «é uma importante fonte de receita para a economia local, da restauração à hotelaria, passando pelo comércio».

MONTALEGRE | "Sexta 13" (Setembro 2019) - PROGRAMA