Selos 'Sexta 13' | Apresentação

selos_sexta_13__apresentacao___18_
selos_sexta_13__apresentacao___19_
13 Maio 2022

É mais uma aposta para reforçar o impacto da Sexta 13 de Montalegre e da figura do incontornável padre Fontes. Falamos do lançamento público dos selos que retratam os ícones do maior espetáculo de rua de Portugal. A sessão pública aconteceu na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre. Entre vários considerandos, foi dito que o padre Fontes quando fizer 100 anos terá um selo que irá entrar na galeria dos notáveis de Portugal. Para o próximo ano, Montalegre celebra 750 anos da atribuição do foral e terá um selo alusivo a esta efeméride.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«O resultado deste trabalho é interessantíssimo e muito importante. É mais uma forma de divulgar Barroso, o seu património, as suas causas e os seus valores. É, também, uma forma de imortalizar a nossa "Sexta 13", dando-lhe uma maior projeção, levá-la aos quatros cantos do Mundo. Ao mesmo tempo, honrar e louvar essa figura solene e nobre que é o padre Fontes. Nada melhor do que fazer neste dia de "Sexta 13" na qual ele é o mentor, é o "pai". Estamos perante um evento muito importante para a economia e sustentabilidade do território. Tenho que agradecer à direção dos CTT que, mais uma vez, aposta em Montalegre. Recordo que faz agora um ano que lançamos ao Mundo dando a conhecer, através dos CTT, o Património Agrícola Mundial em selos. Temos que nos dar por satisfeitos por sentirmos que em Lisboa ainda há quem nos oiça e nos valorize.»

Raul Moreira | Diretor de Filatelia dos CTT
«Viemos homenagear o padre Fontes que bem merecia. Prometi ao senhor Presidente da Câmara de Montalegre que no centenário do nascimento do padre Fontes, ele fará parte da nossa galeria de notáveis. São selos que invocam as grandes figuras da Cultura, da História e da Ciência de Portugal. Mas ainda falta algum tempo. Entretanto, houve aqui oportunidade de fazer esta homenagem por ocasião da "Sexta 13". O que está no nosso radar a seguir? São os 750 anos do foral que vão ser comemorados no próximo ano. Teremos todo o gosto em celebrá-los sob o ponto de vista filatélico.»

Padre Fontes | Homenageado
«É mais uma oportunidade de divulgar Barroso através dos selos. Há muito tempo que se pensava fazer algo do género, divulgando a cultura pelo Mundo inteiro. Vai ser bom quando os barrosões souberem disto. São temas interessantes, de grande riqueza.»