Obras | Castelo de Montalegre e requalificação da sede do concelho

16 Novembro 2022

A Câmara Municipal de Montalegre realizou vários investimentos com o apoio dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI). Estes foram aplicados em diferentes áreas: património edificado e histórico, educação, ambiente e no Parque Nacional Peneda-Gerês. Entre estes investimentos, damos a conhecer os trabalhos efetuados no Castelo de Montalegre e na sede do concelho, financiados pelo Norte 2020, os quais contribuíram para o benefício económico de todo o território. A realização do vídeo anexo foi patrocinado pelo Portugal 2020, através do POAT - Programa Operacional Assistência Técnica e da União Europeia, através do FEDER.

A reconstrução da muralha e a requalificação na Torre de Menagem do castelo de Montalegre foram pautadas por várias intervenções. A saber: execução de escada de acesso à Torre de Menagem; execução de pavimentos em painéis estratificados de madeira; tratamento de todos os elementos em aço (estruturas e elementos de fixação das lajes e das escadas); execução de impermeabilização e estrado de madeira na galeria de contorno da cobertura da Torre de Menagem, entre outros.
A Torre Rainha também sofreu alterações. De salientar a substituição de pavimentos interiores e degraus em painéis estratificados de madeira; recuperação e pintura de todos os elementos visíveis em aço metalizado no interior da torre e a recuperação e pintura de painéis estratificados de madeira nos tetos. Através do apoio dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), concluiu-se a musealização da Torre de Menagem.

SEDE DO CONCELHO

O município de Montalegre também procedeu a obras no centro da vila. No edifício existente na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, instalou-se o Arquivo Municipal de Montalegre, o Centro de Estudos de Barroso e a Divisão Sóciocultural. Um motivo de interesse e reconhecimento pelo seu Arquivo enquanto recurso da sua atividade administrativa e fundamento da memória coletiva de todos os barrosões.
A requalificação da Rua da Costa tem agora novos pavimentos com aplicação de cubos de granito da região, colocação de guarda corpos em ferro e colocação de mobiliário urbano. Os dois percursos pedonais na vila de Montalegre também sofreram alterações com a requalificação da Rua da Corujeira onde o objetivo foi dotar estes percursos de melhores condições.
A Rua da Mijareta foi capacitada de condições de segurança para os caminhantes.
A requalificação do Bairro Albino Fidalgo é referente à criação e marcação de passadeiras para os peões e nova sinalização.
em suma, os FEEI foram essenciais para que as áreas de atuação se tornassem polos dinamizadores através de projetos de revitalização que incidem sobretudo em ações de recuperação, divulgação e promoção turístico-cultural.

POAT

CONCELHO | FUNDOS EUROPEUS - CASTELO DE MONTALEGRE E REQUALIFICAÇÃO DA SEDE CONCELHIA