Obras | Concelho - Ambiente

etar___sao_vicente
22 Novembro 2022

A Câmara Municipal de Montalegre, com o apoio dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), realizou obras de melhoria ao longo do concelho em diversas áreas. A Extensão dos SAR - Sistemas de Águas Residuais e a ETAR - Estação de Tratamentos de Águas Residuais de Salto consistiram na conceção da ampliação do sistema de drenagem público de águas residuais. Com isto, ficou permitida a recolha e transporte dos efluentes gerados pela população em direção à rede de saneamento existente. Neste sentido, foi construída uma estação elevatória, de modo a que todas as águas residuais possam ser encaminhadas até à ETAR. Em relação à Extensão dos SAR e ETAR de São Vicente assentou na construção de uma rede de coletores gravíticos ligados à rede proveniente de Torgueda e coletores existentes em parte da freguesia. Estas infraestruturas asseguraram a ligação à ETAR proposta em São Vicente da Chã. Estes investimentos foram financiados pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. A realização do vídeo anexo foi patrocinado pelo Portugal 2020, através do POAT - Programa Operacional Assistência Técnica e da União Europeia, através do FEDER.

A reboque do já mencionado, o município de Montalegre, com o apoio dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), procedeu à elaboração do cadastro das infraestruturas de águas residuais no concelho. Uma informação que permite a gestão eficiente dos serviços através da elaboração de cadastro das infraestruturas existentes, registo das estruturas de saneamento de águas residuais e, por fim, uma planificação mais eficiente das intervenções a realizar. Deste modo, são evitadas perdas associadas à eventual falta de manutenção das infraestruturas. Ainda na área do ambiente, foi realizada uma "Rede de Defesa da Floresta Contra Incêndios" que consiste na abertura de rede secundária de faixas de gestão de combustível associadas a troços de rede viária florestal de acesso à rede primária de faixas de gestão de combustível, através de redução de carga combustível no concelho, num total de 39km. Em suma, o papel dos FEEI foi fundamental para a realização e materialização dos projetos ao mesmo tempo que tornou Montalegre um concelho com mais qualidade de vida, mais eficaz e mais competitivo.

POSEUR_PT2020_FC_Bom

CONCELHO | FUNDOS EUROPEUS - AMBIENTE